quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O palhaço: entre o assustador, o decadente e o depressivo

Palhaço é, definitivamente, uma coisa assustadora. Meu filho de 2 anos e pouco adora a dupla Patati e Patatá e tive que aprender a lidar com meus temores e repulsas por conta disso. Quando me vejo, sou obrigado a assistir  a uma hora daquele show de horrores até o meu pequeno dormir.
Acho que isso tudo vem de duas coisas que trago na memória: um filme de Stephen King chamado It e da lembrança que tenho de circo em minha infância. No filme de terror, um palhaço sobrenatural causava mortes em uma localidade. Os dentes do palhaço me apavoram e eu repetia pra mim que aquilo era ficção, era só um filme. Isso me assustava lá no início da década de 80, quando eu ainda era pré-adolescente.
Outra coisa que me deprime em palhaços é a decadência que eles me trazem à mente. Certa vez, apareceu um circo em minha cidade. Lonas velhas, cordas rotas, roupas surradas e artistas com cara de fome. O rapaz que fazia um palhaço, com suas piadas velhas e sem graça, teimava em cair sentado em busca de uma risada da platéia. Ele também vendia os ingressos, cuspia fogo e apresentava o espetáculo, enfim, a absoluta face da decadência. Isso me deprimia.
Mas volto ao Patati e Patatá, que apesar de me trazerem as horrorosas lembranças são bem alimentados, coloridos, bem pagos e divertem uma platéia de crianças de classe média. Pois é..o oposto de minhas lembranças. Tenho tentado superar minhas implicâncias em nome do meu pequeno Daniel... mas tá difícil.

Em tempo: Sempre penso que a qualquer momento um deles pode matar uma criancinha daquelas. Por via das dúvidas não deixo meu filho chegar perto.

Galeria do Horror - os 5 mais:
It (do Filme. O da foto acima)
Bozo (Bizarro...)
Ronald MacDonald (tem cara de pervertido)
Krust (dos Simpson. Esse é pervertido mesmo)
Selvagem cor de Rosa (assistente de palco do Krust)

3 comentários:

Eduardo Montanari disse...

Eu lembro de IT, uma obra prima do medo. Marcou a minha infância e eu adoro até hoje.
Mas não é por isso que odeio palhaços, mas sim porque os acho bobos e sem graça. As vezes aqui no calçadão tem uns fazendo graça. Se tivesse uma arma eu os assassinaria um a um.

Mulher de Fases disse...

Compartilho contigo desse medo.
Tenho pânico de palhaço até hj...a imagem ficou no meu imaginário e não foi por conta do IT não, pq só vi esse filme qdo já era grande.
Creio que o palhaço tem um que de mistério que ronda aquela cara pintada dele.
Um assassino em potencial.
Abços

Unknown disse...

Eu também nunca me senti muito confortável com palhaços. Nem em criança nem agora. Arrepiam-me, assim como as bonecas de porcelana.

Abraços
Luísa