terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Egoístas, egocêntricos e ególatras....

As palavras egoístas, egocêntrico e ególatra são cognatas, ou seja, compartilham o mesmo radical. Daí, as confusões se sucederem com relação aos três termos. Para que se entenda melhor veja a explicação.
O egoísta é um sujeito que quer tudo para ele, o egocêntrico acha que todos estão falando dele, já o ególatra é um cara que não quer tudo para ele, mas acredita que merece e não pensa que todos estão falando dele, mas se tivessem bom gosto estariam fazendo isso.
***
Dois amigos conversam numa esquina. Chega um terceiro e o papo se encerra.

- Aí hein, estavam falando mal de mim...
- Não.
- Então iam começar a falar.
- Também, não.
- Mente pra mim, não. Os dois aí, conversando, pararam de repente... era de mim que vocês falavam, né não?
- Pra falar a verdade...
- Sabia que iria admitir.. aí diz logo... Interrompeu.
- Não, para falar a verdade, nem nos lembrávamos de que você existia.
- Ah tá bom... disfarça maaal - cutucadas com o cotovelo se seguem...
- Por que estaríamos falando de você?
- Pô, cara, sempre estão... tá vendo aquele grupinho de mulheres ali... vai dizer que não vê que elas falam e olham para mim. E os taxistas ali... só falam, só falam...
- E você acha que eles estão falando o quê?
- Putz... tudo. Minha roupa, meu jeitão de ser, minhas frases de efeito...
- Como o quê?
- Aí... tão falando mal de mim? Putz, é uma marca.
- Humm
- E aí?
- Aí o quê?
- Vai ou não vai falar o que estavam falando de mim?
- A gente não estava falando nada, pô!
- Agora perdi a paciência. Além de falarem da vida dos outros ainda são mentirosos.
- Quem???
- Vocês. Vão cuidar da vida de vocês, cara, deixem de ser fofoqueiros, vivem falando de mim e ainda mentem. Eu não sei onde estou com a cabeça que não enfio a mão na cara dos dois...
E sai andando para abrir a porta de um carro com três adesivos no vidro da frente: "a inveja é uma merda", Falar de mim é fácil, difícil é ser eu" e "Vigiado por fofoqueiros". O carro se afasta. Os dois amigos prosseguem o papo.
- Bom, como eu ia lhe falando, o cara está completamente biruta, agora cisma que todo mundo está falando dele. Vai falar de alguém, fale de alguém interessante pelo menos...
- Quem?
- Eu.
- Ou até mesmo eu, por exemplo.
- Pois é.
***
Vai dizer que não conhece um biruta assim?

Dr. Rossano Broxado (personal auto-ajuda a seu alcance)

Na onda dos conselheiros de início de ano, o blog SACO DE FILÓ, oferece aos seus leitores um serviço de auto-ajuda gratuito. Com a assessoria de Dr. Rossano Broxado, doutor em Auto-ajudologia aplicada pela Universidade de Fakeland (FUNIB – Fakeland University em Boston,-USA), pesquisador reconhecido pelo L’Institute Trompeur de Paris. Ao lado a foto do Dr. Rossano, ele tem olhos puxados, mas não sabe ainda se é nissei, sansei... sempre que perguntado, responde; "nunsei".

Carta 1
Dr. Rossano,

Desde criança sinto que as pessoas não me dão atenção. Sinto-me como uma pessoa excluída a quem não foi dada a chance de ser ouvida. Meus país não me ouviam, minhas colegas não me davam confiança, os balconista não me atendiam, nem meu cachorro vinha quando eu o chamava. O que acontece comigo que leva o mundo a me tratar assim? O que tem de errado comigo?
Maria K. – Botucatu-S.P

Resposta:... hã... o quê? Você falou comigo? (brincadeira) Veja, você não é chata. Olhe para um espelho, contemple como a vida é linda. Olhe para o espelho e repita: eu sou legal, eu não sou chata. Você vai ver que aquela a quem você mais preza e ama continuará ali no reflexo sem a abandonar. Agora só faltam as outras pessoas acreditarem nisso (mas isso é outra etapa mais difícil). Lute, aposte no seu sonho de um dia deixar de ser chatinha.


Abra os olhos e diga: eu não sou esquisito!
Foto não é meramente ilustrativa

Carta 2
Dr. Rossano, Sempre fui chamado de feio, minha mãe dizia que o IBAMA obrigou a colocar insulfilm na incubadeira para não traumatizar os outros nenéns. Na escola, me chamavam de cabeção, orelhudo e tudo mais. Cresci com esse trauma e acho que esse bloqueio está me limitando na minha vida profissional como modelo e manequim.
Reinaldo G. – Belford Roxo-RJ

Resposta: Beleza é uma questão que está nos olhos de quem vê. Olhe no espelho e repita: eu sou lindo, eu sou lindo... Grite para o mundo, eu sou lindo! Pronto, você já está ficando lindo. Repita sempre isso, nunca se esqueça de que isso acaba virando uma verdade. Lute, acredite no seu sonho e o universo conspirará para que você seja lindo ou, no mínimo, não traumatize mais as criancinhas.

Dr. Rossano em uma dinâmica de grupo mostrando a um aluno o que acontece se ele não for para a frente do espelho repetir: Eu sou forte, eu sou forte...

Essa foto também não é meramente ilustrativa

Carta 3
Dr. Rossano, Sofro de dupla personalidade. Às vezes, sou bom, às vezes sou mau. Às vezes, sou limpo, às vezes sou porco para caramba, às vezes sou ladrão, às vezes sou honesto. Eu não sei Dr., quero ser uma coisa só. Não suporto mais este conflito interno. O que devo fazer?
Mr. Hide – Nova Lima-GO

Resposta: A primeira coisa a fazer é reunir todo mundo, todos estes seus EUs em frente ao espelho e repetir em coro: nós somos uma coisa só, nós somos uma coisa só... Acredite no seu sonho, mas fique de olho para o ladrão não roubar o honesto, para o malvado não sacanear o bonzinho e nem porquinho chegar fedendo ao exercício de auto-estima.

Depois de otimismo em gotas, Supositórios de otimismo do Dr. Rossano.
Grátis um espelho!


Atenção
Dr. Rossano também faz palestras motivacionais em empresas, escolas, clubes de futebol, velórios, aniversários, bar mitzvah e bodas de prata. O espelho fica por conta dos contratantes.