terça-feira, 8 de junho de 2010

Ensino à distância funciona ? - Parte I

Parte I - Sim, os recursos atuais são suficientes para uma aprendizagem motivante e interativa com o conhecimento.

Para um pergunta complexa, é melhor dar uma resposta em três partes. Vamos lá... As metodologias são eficientes, os recursos são ricos e os materiais, pelo menos os que tenho visto, são de boa qualidade. Como metodologia, desde os antigos cursos por correspondência até hoje, houve uma melhora significativa nesses processos.
O advento da internet e a popularização dos computadores foram a grande mola impulsionadora dessa forma de ensino. Mas o fato é que, mesmo a velha metodologia dos Institutos de ensino por correspondência eram altamente eficazes quando quem estava na outra ponta do processo tinha disciplina, método de estudo e vontade de aprender. Eu mesmo fiz alguns cursos por correspondência na década de 80 e tenho boas informações extraídas destes até hoje. Sem falar no tanto de pessoas que conheço da mesma época que fez curso de manutenção de rádio, eletrônica, manutenção de TV, desenho artístico e publicitário que tiveram uma boa fonte de informação nessas fontes. Em suma, o problema, não é a metodologia, mas quem está do outro lado, o aluno. Se o aluno possui disciplina e vontade de aprender, o seu sucesso se dará por via de carta ou de vídeo conferência via web em plataforma de LMS (Learning Management System).

Próxima postagem: Não funciona. Para a maioria das pessoas é um fiasco

4 comentários:

Rosangela Ataide disse...

Interessante! Realmente depende do querer do aluno, o grau de interresse.
Eu fiz meu ensino médio pelo CES e gostei, bastante. Mas tive que me dedicar muittoo!
Abraço!

Mamãe caprichosa disse...

Eu "boto" muita fé no EAD. Já fiz diversos cursos a distância no Senai, Sebrae e outras instituições. Atualmente, garimpo aulas, dicas para melhorar meus conhecimentos em inglês. O que percebi que além da disciplina do aluno, o trabalho do tutor/mediador é de suma importância!! Nos cursos em que a mediação era eficiente, me senti desafiada e motivada a concluir o curso, mas teve um que isso nem existia...foi difícil chegar ao fim.
Abs
Carla

Mulher de Fases disse...

Marcelo,
Vc sintetizou a verdade.
Sou tutora de Mkt de Varejo da FGV online e tudo que vc disse confere.
O material é bom.
Há organização por parte da empresa. A plataforma é explicativa.Os tutores são todos formados e passam por um processo rigoroso para admissão:são meses de curso de Metodologia do Ensino a distância,mas a verdade nua e crua é uma só:para se ter 100% de aproveitamentoo aluno tem de se dedicar...igual a qualquer outra coisa na vida.
Sucesso é dedicação!
Abços

Anônimo disse...

Atualmente faço o curso de Administração na UFRRJ/CEDERJ na modalidade EAD, pessoalmente gosto muito e acho que talves não aprenderia da mesma forma se fizesse presencialmente, pelo fato de desenvolver inúmeras habilidades somente possíveis nesse modo de ensino.

faço tbm redes presencialmente na estácio ...

na minha opinião ... depende muito do aluno.

Abraços!