sábado, 10 de janeiro de 2009

BBB.... de novo. Conheça as velhas novidades...

Terça-feira começa outro BBB e, para facilitar, vou adiantar o roteiro para você. Todo ano, eu sempre tenho a sensação de que a fórmula já desgastou, mas, como existe público, a Globo insiste.

Mais uma vez, veremos um afro-descendente sarado, um playboy marrento para o qual vamos torcer... (torcer para se ferrar), um casalzinho apaixonado, um sujeito com sexualidade confusa, um grupo do mal e um grupo do bem injustiçado. Ao final de seu período de reclusão, todos farão uma participação no Faustão, participarão do Vídeo Game no Vídeo Show, apresentado pela Angélica, e farão ensaios fotográficos para o paparazzo da Globo. (God blesses the PhotoShop...!) Não necessariamente nessa ordem...


E, então, o Bial os chamará de "nossos heróis" e eles, mesmo depois de terem visto 8 BBBs, conversarão com naturalidade depois que o Bial desligar a comunicação fingindo que não sabem que a conversa está sendo transmitida e o apresentador proferirá as palavras mágicas ao dizer aos telespectadores:

- Vamos dar uma espiadinha?

Quando houver um paredão, o candidato irá ver a família pela TV como se não os visse há uns 60 anos e vai ficar gritando coisas como: caraca, ó o meu pai, ó o Tio Totonho, minha mãe, a Tia Lili, o meu irmão, caraca... ó o Zé, o Jão, o Pedroca.... caraca... ó o Carlinho, a Ana, a Bianca... caraca... caraca, o cara que me molestou quando eu era criança... Caraca, o Obama, o Bush, o Blair... enquanto aponta o dedo de forma frenética e neurótica para a tela de plasma e coloca as mãos espalmadas no rosto o tempo todo antes de apontar para a TV.

Ah sim.. haverá festas temáticas e provas de resistência do tipo ficar com um ovo na boca de cabeça para baixo no jardim e uma mocinha irá chorar porque desistiu e não pode ajudar os colegas da equipe...


Sabe o que me parece? Quando a criança faz uma gracinha e todos riem... daí, ela fica repetindo a mesma gracinha centenas de vezes para receber a aprovação, o riso.
A criança é a Globo.
E dá dinheiro essa gracinha hein....

23 comentários:

Unknown disse...

tu nao imagina o nojo que eu tenho deste programa. abraços!

Ellen Regina - facetasdemim disse...

Sabe o que eu acho engraçado [e ao mesmo tempo me perturba] Marcelo? Ouvir vc falando de poesia concreta e metalinguagem e eu não fazer a menor idéia do q exatamente venha a ser isso, pq o 'poema' versos cirúrgicos nasceu da minha inquieta instatisfação diante das poesias de blog...

[acho q preciso urgentemente voltar à faculdade e cursar letras, rs. Não gosto dessa minha falta de saber]

joao Assis disse...

Marcelo,
Infelizmente é assim!!
Um forte abraço,amigo.

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Marcelo!

O que me chama atenção nos realitys são o comportamento humano, principalmente quando colocamos alguém sob pressão de um jogo.

O BBB tem vários formatos que podem ser explorados pela produção, basta a Globo ousar. É tanto que tivemos as edições do BBB 5 e do BBB7, com histórias e personagens diferentes que conseguiram dar um gás na atração.

A fómula que vc citou está desgastada mesmo, concordo. mas aí é que tá: ainda existe a expectativa do formato (e da história dos participantes) serem diferente. Se não ousarem, a audiência fará a sua seleção natural. Ou seja, sairão da grade.

Em tempo: a seleção natural da audiência existe também nas telenovelas. A Globo tá comendo o pão que o diabo amassou com as novelas sonsas das 6 e das 7 que vão encurtadas...rs.

Abraço

Anônimo disse...

Eu odeio BBB (Big BOSTA Brasil) com todas as forças do meu ser!!! Porra, todo o ano á a mesma porcaria!!! É a forma mais humilhante de vermos até onde vai a prostituição moral do ser humano, um horror!
A TV aberta corta cenas eróticas de filmes, prega a moral e bons costumes a torto e direito, mas, ao mesmo tempo, mostra um casal se masturbando no BBB embaixo do polêmico edredom, é uma ode às brigas, intrigas e intermináveis bate-bocas, um saco!
O pior de tudo é que, não sei como, este entojo ainda dá ibope, e muito! Só o que a emissora ganha com o ibope das terças, no tal de paredão, já paga o prêmio.

Enfim, é um ótimo horário para se ler um bom livro, entrar em nossos blogs, msn, qualquer coisa!

Adorei o texto! Abração! =)

Laila disse...

Eu acredito piamente que George Orwell se remexe no túmulo a cada BBB por ver o que fizeram com a sua idéia (TEÓRICA, GLOBO, T-E-Ó-R-I-C-A) do Grande Irmão

Anônimo disse...

Oi Marcelo!!!

Eu não entendo pq esses programas fazem tanto sucesso, acho que é falta de opção da população, sei lá... Ou talvez seja pra ver akele povo se bronzeando e brigando o dia todo. Aff!!! Quanta repetição na tv brasileira, estou cansada disso...


abraço.

Viviane Righi disse...

Marcelo,
Você é ótimo...
Falar de BBB para mim é lembrar o quanto a mídia tem o poder de promover influência negativa ou positiva na vida das pessoas.

Inclusive, também mencionei o BBB em meu post mais recente. Eu acho o BBB o fim da picada... e o pior é que a maioria das pessoas gosta de assistir a esse tipo de programação.

Sabe o que eu mais queria, de verdade? Que a TV oferecesse programações mais inteligentes, mais confiáveis. Lembrando que muitos pais permitem que seus filhos pequenos tenham acesso a esse tipo de "loucura televisiva".

Bom, é o que penso.

Grande abraço!

Unknown disse...

Concordo com os comentários anteriores aos meus, acho horr´vel.

Anônimo disse...

Praga do Grinch: que pegue fogo essa casa durante o programa! muahahahahaha!

http://o-grinch.blogspot.com/

Ever Rupel™ disse...

asco, nojo...isso q essa *erda de programa me causa!
e o povo mané prefere ver isso q pensar na propria vida!

_
http://maismaladoever.blogspot.com/

Beth Ribeiro disse...

Parece que o afro-decendente não aguentou a pressão,que subiu e já foi substituído por alguém.
Mas sabe o que acho maneiro?Todos eles são graduados em alguma coisa,são inteligentes demais da conta,e provavelmente um ou dois atua na área de formação.Os outros,mesmo que sejam advogados,jornalistas,empresários,sempre sonharam em seguir carreira artística e encaram o BBB como o maior degrau para a fama.Sorte a nossa que ela só dura 15 minutos...

Mas por enquanto,temos que aguentar a mídia usando e abusando dos brother's heróis do Bial....

Boa semana pra vc e bom BBB..rs...Bjs

disse...

Bem, se repete é pq dá audiencia.
Tudo que você enumerou tem um intervalo de um ano. Nesse meio tempo as pessoas esquecem e acham que tudo é novidade.
Não sou muito fã desse programa, mas como ficar de fora qdo todos, todos mesmo, comentam?
É igual novela, o país inteiro vê e comenta, então mesmo sem assistir vc acaba sabendo quem é quem no jogo/trama.
Abços

Paulo Avila disse...

Realmente não dá pra aturar...

e no dia seguinte ao paredão ou a algum acontecimento "relevante" no programa, aqui no meu trabalho não se fala outra coisa. Parece que uma saída de aluém legal no BBB causa mais comoção do que as enchentes, a corrupção e as imagens de crianças passando fome na África.

Dí ver um cara inteligente como o Bial participando disso, ajudando o país a ser mais alienado do que já é...

E ele ainda disse no Altas Horas (programa da Globo que acontece nas magrugadas de sábado para domingo), no ano passado, que considerava BBB uma forma de cultura, tão cultura quanto Guimarães Rosa. Aí é de fazer Guimaraes se revirar no caixão!

A cultura de massa já teve mais qualidade no passado...

Aline Dias disse...

Essas coisas óbvias são muito engraçadas quando ditas.

Tiago disse...

Pra mim, o mais deprimente do BBB é ver o Bial querendo fazer poesia com os textos de eliminação de todo e qualquer Zé Mané que sai do programa. Juro que eu aplaudiria a honestidade de dizer "Saiu porque é um pela-saco!"

Anônimo disse...

Marcelo,
Não vejo televisão porque acho que a maioria dos programas ofertados são ruins. Até as notícias são repetitivas. Mas a média cultural da população nacional é baixa e é impressionando como essa população adora fofocar e dar opinião na vida alheia. Para eles, isso é diversão. Entenda bem, não estou dizendo que sou melhor do que ninguém, apenas diferente. Sucesso.

Leco Viana disse...

Não sei se alguém sabe, mas lá fora o povo já se cansou desse trem! Ninguém aguenta esse lance de BBB, pelo menos o BBB, que eu saiba poucos são os países que ainda fazem. E nós estamos na 9° edição disso. Caramba, são nove anos suportando esses personagens que você citou no texto. De janeiro a março é sempre assim, o país para pra acompanhar o "big idiota do brasil."

Abraços! Como sempre, ótimos textos.

http://soperspectivas.blogspot.com/

LETÍCIA CASTRO disse...

É, Marcelo, cerca de 300 milhões de reais por edição. O prêmio chega até a ser injusto, né?
Chorei de rir com as tuas colocações, em cima da pinta. Adorei!
Tem presentinho pra vc lá no Babel, tá bom?
Bjs!

Anônimo disse...

Pois é a primeira edição eu supotei assistir, mas quando vi q a fórmula se repetia e q seu clone "Casa dos Artistas" possui tarefas e uma dinâmica ligeiramente diferente suspeitei de que na realidade só passava de uma dramatização mas real do que uma novela que conta com manipulação de resultados e acaba por nos dar um atestado de big bobo.

Anônimo disse...

Marcelo, Casa dos Artistas foi para frente? Só estão sustentando uma ruína porque querem e porque sabem que existem bigbobos do lado de fora q não desconfiam q manipulam o curso do "jogo" e seu resultado.

Henrique Hemidio disse...

Infelizmente essa merda toda é a reality...

Homenzinho de Barba Mal feita disse...

Pior que é assim mesmo que funciona...rs
Se bem que esse já começou diferente, com a casa de vidro no Shopping e a divisão na casa. além do casal da 3° idade, para provar que velhinho também tem chance dentro do BBB.


Abraços!!!