quarta-feira, 25 de junho de 2008

Blogue ruim..., no fundo, é bom.

Tudo começa EM COMENTE O BLOG ACIMA...

Muito já bati nos blogues ruins (kkk legal seu texto, visite o meu), mas chego à conclusão de que fui profundamente injusto e, agora, faço um postagem de redenção do blogue ruim. Venho me retratar das críticas que fiz sobre os blogues de CTRL+C/CTRL+V, os blogues de cópia de outros sites, os blogues sócios do youtube, o blogues de diários sobre minha vida, os blogues com quadrinhos de desenhos de bonecos de palitinhos sem um roteiro específico, os blogues de fotomontagens repetidas na internet, os blogues de piadinhas repetidas, os blogues de todos aqueles que tem boa vontade e, com certeza, algum dia (sic) serão grandes escritores (por enquanto precisam aprender, entre outras coisas, que exceção é com Ç. Mas isso é um detalhe que não deve interferir em nossa avaliação).
Enfim, peço desculpas a toda sorte de blogues cujos donos, movidos pela vontade de fazer algo, mas não tendo o que fazer, nada fazem. Retrato-me de minhas críticas a todos aqueles que sentiram na internet a oportunidade de divulgar as suas idéias, ainda que não as tenham, mas que um dia podem vir a ter (creio nisso com uma fé inabalável.... e a fé remove montanhas). A todos aqueles insistem para que comentemos aquela piadinha ou aquele vídeo do youtube que só ele acha que ninguém viu, àquele que escreve poesias toscas rimando paixão com emoção, com coração e por que não, constipação. O que vale é o sentimento de cada um, não é mesmo?
A você, caro colega, agradeço os minutos que me poupou de raciocinar, de ler um texto denso e complexo, crítico ou sarcástico que me obrigasse a me posicionar, a organizar as minhas idéias e expô-las de maneira inteligente em seu comentário para fazer jus a qualidade da postagem. Isentou-me de ler com atenção o seu poema que traz sua dor de largado (acho que a ex tinha suas razões) e desobrigou-me de criar relações intertextuais, analisar e apresentar pontos em que a construção poética aproximasse ou distanciasse de um estilo especial. Num ato de bondade celestial, liberou-me de ler qualquer coisa mais densa para pensar com um videozinho do youtube que me bastou dizer: legal o vídeo, voltarei mais vezes (confesso que menti, mas sei o quanto essa mentira fez bem para você. Eu sempre quis o seu bem).
Ao colega que deixou o "kkk... legal seu texto. Parabéns. Visite meu blogue" nos meus comentários, e me poupou de ir ao seu blogue procurar algo diferente do alcance intelectual de alguém que escreve "Kkkk... legal o seu texto" como comentário de uma postagem. Foram minutos preciosos em minha vida e que devo a você. Obrigado por prencher de mais tempo minha existência.
Dedico este texto a toda blogosfera que como um universo de livre expressão (e que o seja assim para sempre. Falo sério aqui) permite que todos se manifestem livremente: dos mais hábeis aos menos favorecidos pelo raciocínio e pelos dons mínimos necessários para escrever algo merecedor de ser lido.
Viva a liberdade e viva a todos aqueles que nos permitem colocar o cérebro no piloto automático de vez em quando.

Em tempo:
Será que é preciso dizer para alguns que o texto acima é uma ironia? Por favor, nos comentários, vamos dar uma força aos colegas com necessidade de especiais de interpretação antes que me chamem de preconceituoso, autoritário, anti-semita, racista, elitista, egoísta enquanto, na verdade, o único ISTA que sou é Flamenguista. E só.
Ah... e bloguista!

33 comentários:

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Marcelo!

De fato, essa redenção é uma ironia. A melhor, inclusive. Ao pensar sobre a qualidade dos comentários nos blogs, creio que isso é um reflexo da imaturidade (ou preguiça)de alguns dos nossos colegas.

Qdo falo "imaturidade", me refiro a idade média dos nossos bloguistas, blogueiros - a maior parte deles são adolescentes que criam blogs para fazer um recorte na net de tudo aquilo que mais gostam: seja de videos, imagens ou notícias.

É claro que encontramos bloguistas adolescentes que conseguem argumentar - eu mesmo já os recebi no meu blog. Mas, sinceramente, comentar com essas frases prontas: "kkkk...adorei seu blog...depois comenta no meu", mostra que o cara não teve a maior peciência de ler seu trabalho e só quer números.

Números são números. Não são pessoas. Pessoas pensam e criam afinidades umas comas outras. Acho que saber comentar é um ato de respeito não só com o trabalho do outro, mas com vc mesmo que está dando a sua cara à tapa na net.

Adoro essas reflexões que vc faz sobre a blogsfera. Isso dá um livro bom, hein! Falta literatura científica sobre o tema, já pensou?

Abraço...e depois passa no meu...kkkkk...te peguei...rs

=]
__________________________
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Katarina disse...

Kkkk.. (posso rir?) Bom, já que não posso rir e tampouco escrever que achei seu blog legal, só me resta comentar o "direcionamento" dado ao leitor no fim do texto...
Sinceramente... é como contar uma piada e já contar, logo em seguida, a explicação dela sem esperar que as pessoas riam primeiro...
Flamenguista e bloguista sim, mas, acima de tudo, pessimista com o público que passa por aqui...
Vamos lá, nos dê uma chance!!

Gustavo Ganso disse...

Ufa, quase achei que você escrevia a sério.

Eu achei que os tópicos de "comente o blog acima" eram uma boa fonte de comentários mas me enganei, até desisti. No fim das contas seu blog me ajudou a ficar mais crítico quanto à blogosfera. Já não me importam as visitas, muito menos os comentários paspalhos.

Basta saber ler -e ler de verdade- para desenvoler um senso crítico do que tem qualidade ou não.

até
Gustavo Ganso

Leonardo Werneck disse...

A gente encontra bons blogs no "comente acima", foi exatamente lá que encontrei o seu.Mas concordo com o Wander quando ele diz que o tópico é composto de adolescentes avidos por comentários. A gente quando escreve um post[sendo ele bom ou ruim] espera que seja lido e comentado pelo conteúdo. Ningém é obrigado a comentar, mas já qe o quis, que faça decentemente pelo menos.

Abraços

Anônimo disse...

Não sei não, antes eu só achava. Agora tenho certeza acho que você também é narcisista!

sacodefilo disse...

Acertou na mosca, minha querida Andrea

E digo mais um pouco de mim, aumentando nossa lista...
Mal sucedido letrista, atualmente ex petista, nas férias, sempre turista, sem pretensão de ser artista, por falta de opção motorista; por opção, às vezes, autista, se trabalhasse no congresso, com certeza, seria lobista; em religião um pouco budista... entre elogios e criticas, não sei se me falha a vista, concordo com todos os istas que venham a por na lista...
Seu humano é isso aí... caras iguais e almas mistas..
Valeu, Andrea


Sobre os comentários acima... As considerações do Wander são perfeitas!
Valeu, Wander

Anônimo disse...

kkk Adorei o seu texto, passa no meu blog!

(Desculpa, mas não resisti rsrsrs)

Eu já fui menos tolerante com blogs e pessoas desse tipo, mas confesso que me rendi verdadeiramente.
Não só visito com certa freqüência esses blogs, como às vezes faço isso no meu próprio.
Falar um pouco sobre o dia-a-dia, divulgar vídeos interessantes e outras coisas que acredito serem completamente inúteis, porém engraçadas.
Por que? Porque levar tudo a sério é maçante.
Concordo que os "cabecinha de bater bife" que tomaram conta da maior parte da Internet hoje em dia são irritantes, mas quando eu ainda usava o mIRC pra me comunicar virtualmente com as pessoas, aprendi o comando mais útil da Internet: /ignore. O que torna as coisas muito mais fáceis.

Mas não se desespere. Ainda existe vida inteligente na Internet, se você tiver paciência (e interesse) para procurar.

Ana Karenina disse...

Mas, não é blogueiro?!
RSRSRS.

Abraço!

 ADM disse...

nossssa que testaoooo kkkkkkk
ja foi la no meu brogui tamei? kkkk
Amigo como sempre digo cada qual com seu qual né.
O blog se tornou algo popular ao ponto de um cara so montar um pra dizer que tem mas na verdade nao postar nda nele.
Eu tenho dois blogs e os dois sao de Downloads, Sei la se é certo isto ou nao, o importante é que fiz deles o meu espaço e pensei ate mesmo nos menos favorecidos com uma net discada quando criei o blog http://mp4pontocom.blogspot.com/ pois com ele pode se baixar um cd inteiro ate mesmo com a net discada devido o tamanho do arquivo.
O ponto é vlw pelo seu comentario la no meu blog tb amigo, e james blunt é muito bom, nao paro de escutar aquele cd.
abraços e sucesso para vc tb.

Unknown disse...

PUTZ !
Adorei seu texto,alias,tenho essa mesma visao.
Seria otimo se a galera tivesse que preencher um formulario e alguem avaliasse se esse tal candidato tem ou nao condicoes de ser proprietario de um blog.

Voce coloca suas ideias no papael com todo o carinho,vem alguem le a ultima frase e tira conclusoes(normalmente erradas) sobre o significado do texto e fazem um comentario completamente sem sentido.

Exatamente como voce descreveu.

Alem de tentar fazer da sua pagina de comentarios outro meio de divulgacao do blog dele.

Pra mim nao funciona,se o comentario for legal,quero dizer,se a pessoa realmente leu e comentou,eu retribuo a visita sem nem precisar pedir,quanto aos outros (normalmente analfabetos),eu apago.

beijao
muito bom seu blog.

Anônimo disse...

gostei das materias do seu blog,,parabens,,,é vc mesmo que escreve????

Parmitaum disse...

A IRONIA É FODA... PRATICAMENTE UM MACHADO DE ASSIS... HEHEHE
OS BLOGUISTAS COMO VC DIZ, GRANDE PARTE NAUM ESTA PREOCUPADO COM O BLOG, OU MELHOR, COM A QUALIDADE, ELES QUEREM APENAS VOLUME DE VISITAS E PARA ISSO METEM COMENTARIOS VAZIOS.
PRECISAM ENTENDER QUE PARA SER LIDO É NECESSÁRIO LER E NESTE CICLO ACABA DESCOBRINDO MUITA COISA BOA E INTERESSANTE QUE TALVEZ VENHA DESPERTAR A PARTE CRÍTICA E FINALMENTE ESCREVER QUALIDADE...

MT BOM O POST...


ABRAÇO

Gabriela Martinez disse...

O grande problema do "comente o blog acima" são as pessoas que só aparecem lá pra serem comentadas, e faz qualquer comentário no que veio antes só pra não dar calote.
Por isso que antes de deixar seu link lá, é bom ver sobre o que é o blog anterior. Se não for do seu interesse, não leia, oras! Você não é obrigado a comentar lá. Apenas espere pra deixar seu link quando o blog acima lhe interessar. Porque, honestamente, sempre vai ter alguém pra achar o seu blog um lixo. Fazer um post sobre os blogs que você achou ruins, mal-escritos ou desinteressantes é um direito seu. O blog é seu, o problema é seu. Mas pior do que as pessoas acharem seu blog ruim, é elas terem uma idéia ruim sobre o blogueiro. Nem por isso alguém vai fazer um post sobre você.
Opinião é que nem cu, dá quem quer. Mas ficar mal visto depois é o risco que a gente corre.

Alice Daniel disse...

Por ter um blog diferente da maioria, com intenções específicas, para um público direcionado, fiquei na dúvida se participava do "Deixe um comentário no blog acima".
Meu blog é sobre transplante de córnea. Surgiu da necessidade de ir além da Comunidade do Orkut e unir num lugar só, todas as histórias (inclusive a minha), dúvidas e esclarecimentos.
Levei alguns calotes, mas em compensação consegui jovens doares de órgãos, que entraram de alma na Campanha do Cartão Doador.
Não agrado a maioria, mas não é a minha intenção agradar. MInha intenção é ajudar.

O que está me fazendo desistir de continuar "visitando o de cima" é a obrigação de deixar um comentário, quando eu gostaria mesmo é de corrigir todo o texto rsrs
Abraço

Anônimo disse...

São as famosas portas de banheiro da web. Nada contra a eles, mas é escroto ter de abrir a administração do blog e ler comentários do tipo "gostei do blog", "passando aqui...", "parabéns pelo layout".

Mas pensando bem, acho que é um direito deles. Vivemos num estado democrático de direito, onde a liberdade de expressão é garantida. Melhor deixar eles comentarem do que eu poder não escrever.

Tragicomicuzinho disse...

mt bom cara!!! quando eu vejo blogs desses tipos eu sacaneio...

HUAhsuhaushUAHsuHAS

eu sacaneio msm...

abraço

Lomyne disse...

Primeiro de tudo, sua observação acabou com a minha alegria de dizer "Santa Ironia, Batman!", mas eu digo mesmo assim.

Eu confesso que não sou partidária da boa vizinhança, mas levando-se em conta que eu sou uma blogueira que posta verdadeiros testamentos, tem uma vantagem: as pessoas do kkkk legal seu blog tem uma preguiça absurda de me ler... Então elas vêem uma vez e não voltam! Nunca pensei que eu fosse dizer isso, mas me orgulho de ser chata!

E tem mais, eu visito todo mundo que me visita, mas aos blogs ruins eu só deixo a frase do pacote de padaria: "obrigada, volte sempre!"

Lomyne disse...

Eu tenho um senso de humor caústico e perigoso, minha língua é tão ferina que muitas vezes eu edito metade de um post...

Quanto à sua indelicada visitante, isso é falta de mandar para a puta que pariu! Eu tenho saco de filó, se não tivesse não continuaria postando depois de seis anos...

Quanto à postar, é vício. Eu trabalho online o tempo inteiro, fico pelo menos dez horas por dia em frente ao computador, postar é uma fugidinha de alguns minutos. Dar duas por semana não é pouco, não...

p.s.: se você achar que este comentário está meio impróprio e não quiser aceitar, não tem problema...

Lucas Oliveira disse...

"kkkk... que legal seu blog, passa no meu"

Isso, já virou epidemia entre os blogueiros que não sabem comentar! São as únicas palavras que decoraram do nosso querido Aurélio... A falta de assunto no comentário, é a prova de que não passou - por nenhum minuto - 10% sequer de inteligência e muito menos bom senso.

Só o fato de passar no blog e entrar no comentário para deixar uma frase 'ralé' chamando o blog em questão, de 'bom' e nem sequer perder um minuto - Um minutinho apenas - para ler e analisar os fatos e, nos comentários escrever um texto que dê mais ânimo ao proprietário do blog.

Além do mais, aquelas frases famosas de 'muito bom teu blog' não estimulam em nenhum segmento o proprietário do blog. É fato que, recebendo somente esses comentários bestas (sim, bestas e idiotas) é pior que um iraquiano sofrendo tortura!

E não pára por aí... bem no final dessas poucas palavras que não tem significado nenhum, existem ainda aquele famoso 'cartão de visita': "Depois, passa lá no meu blog"

Isso, é o fim do mundo (para nós blogueiros).

Queremos (além das postagens de blogs que iremos ou voltaremos a visitar), comentários decentes! Comentários que valham à pena serem lidos. Comentários que simplesmente dê ânimo para nós, blogueiros.

E nem precisa de um 'cartão de visita', só sendo um comentário decente, com o link teu lá embaixo, sem nenhuma palavra... isso sim, é um grande e inteligente convite para ir ao blog do comentarista.

Isso, é prova de inteligência. Prova de que existe bom senso.
É prova, de que alguém (pelo menos uma pessoa), leu o post e, se não entendeu, procurou ler mais uma vez.

Agora, voltando ao teu blog! Gostei do seu texto de 'ironia' e, como essa 'ironia' também estava entalado na minha garganta à tempo, resolvi deixar aqui.

Seu blog é bom, (não vou negar) e, voltarei mais vezes aqui, para ler e comentar com dignidade, afinal, sou um blogueiro inteligente...

Forte abraço,

Lucas de Oliveira

Anônimo disse...

Putz... Nem tem como não rir. Acredita que eu encontrei o teu num destes tópicos?! ahhahaha
Bom saber que alguém concorda com a minha opinião, mesmo ironicamente falando.

Eu sou da seguinte opinião:

Não leu? Não sabe o que comentar? Então, PRA QUÊ exatamente coloca "Oi, comenta no meu aewww!".

Flog é uma coisa e blog é outra. E eu vejo o blog como ferramenta de discussão, de troca de pensamentos e idéias.

Putz... Amei teu texto, cara. ;D

Bom demais! rs

Beijo e, creia, tô longe de ser alguém que comenta só com "mto bom".
Prefiro nem comentar qdo não gosto. hehehe

Daiane Thomé disse...

Fiquei com medo de você meu caro
o_0

mas o que você falou ai é tudo verdade haha

bj

Carolina disse...

Flamenguitsa! Humf...
Tá, tudo bem. Isso não vem ao caso, é verdade.

Bem, eu ainda tento encontrar uma razão para comentários do tipo 'legal seu blog'. Não sei se é a questão da maturidade, preguiça. Confesso que 'preguiça' anda ganhando.

Eu não gosto de poesia, por exemplo. Sei, sei... é um absurdo, mas eu não gosto! Lembro de já ter entrado em um ou dois blogs só sobre poesias. Tive que me esforçar para poder comentar sobre algo que não me agrada. Então, percebi que não era uma boa idéia. Hoje eu os evito. Não gosto de poesia!!!

marcela primo disse...

§

Você tem uma percepção bastante aguçada e escreve muito bem. É gostoso ler textos bem escritos. Gosto de vir aqui. Mas, de fato, o tema já está ficando repetitivo.

Talvez porque os visitantes também sejam repetitivos, sei lá. Só não quero acreditar que seja para atender a uma certa demanda.

Não quis, de modo algum, parecer grosseira e sei que os elogios que precederam a crítica são desnecessários, pois você sabe de suas qualidades melhor do que ninguém.

Perdoe minha intromissão.

§

Marcio Sarge disse...

Ironicamente esse texto provavelmente só vai ser entendido por quem não tem, como disse, o cérebro no piloto automático, em em muitas vezes anda mesmo desgovernado. Grande parte a quem foi destinado essa carta vai vir aqui e ver o rei peladinho o que é bem feito pra eles rsrs.

Em tempo de todos os istas que poderia ser escolheu justo um que socou e meu Santos... que mancada.

Everaldo Vilela disse...

rsrs

"Coloque suas idéias na web!" esse era o slogan do primeiro local onde hospedei meu blog.

A internet tem disso: tem espaço pra todo mundo e, sinceramente, nunca havia pensado por esse lado.

Eu, particularmente, abomino esse negócio de "oi, legal seu blog! visite o meu"...

francamente.

Mas para não ser menos clichê: "legal o texto..." de verdade.

Anônimo disse...

kkk Legal seu blog, voltarei mais vezes...

shauishaiuhsuaisuaihsausuash

Existem muitos blogs que fazem uma gigantesca divulgação e quando se vai ler o que está postado existe somente um vídeo, tirinha ou coisa do gênero...Fora os erros de portugues, tudo bem errar,um errinho aqui outro ali, o problema é quando se encontra alguém que escreveu que a Paris Hilton poUsou só de calcinha para uma revista.
E gostaria de agradecer os constantes elogios que tu deu ao meu blog nesse post, continuarei assim, fazendo posts que te poupam tempo, e neurônios.
hsuaihsuiahsuaihs

___________________________

http://geradordeimprobabilidade.blogspot.com/

(Didixy) Conquistadores disse...

E bota ironia nisso ein. O cara começa ficar com raiva de vc....aahhahaha.

Esses dias eu estava em um momento dark. Totalmente irritado com essas pessoas do blogs. Pq eu faço meus posts com o intuito de mostrar para as pessoas dicas de filmes, seriados, músicas, além de notícias e tudo mais, e as pessoas deixam comentários toscos. Eu fico revoltado e ai eu pensei comigo, está explicado pq os grandes blogs hoje xingam e esnoba blogs com domínio blogspot, pq a maioria é um bando de tosco.

Sei que tem muito blog bom como o seu, do Grijó, do Ed com o Portal das Séries, o Chão Chupando Manga, entre outros. Mas a maioria dos dodos de blogs como vc citou são toscos.

All3X disse...

Depois de todo esse texto, o que você queria? Que todos parassem de escrever?
Realmente para acrescentar mais um Ista na lista (talvez seja verdade) digo que você é muito niilista.
É verdade que tem muita, vale frisar, muita gente que escreve coisas rasas na internet. Mas não precissa ter um tom arrogante. Leve em consideração, depois de um tempo, todos podem melhorar.
Agora sou eu, acho que terei que ir a um analista para me curar de tudo que falou.
Até mais,
Ah, legal seu blog, visite o*...melhor parar por aqui.
All3X

Nattan Lima disse...

Marcelo, acho que esse texto foi um pouco para mim.....
Escuta posso surrupiar seu post? para colocar no meu blog.
E se não for de mas presciso trocar uma ideia com você, me mande seu email por favor.

Aguardo sua resposta

Ah obrigado pelo puxão de orelha de outro dia ....

deejay.neo@hotmail.com

Anônimo disse...

Nunca comentei nos blogs dos outros rindo (kkkkkk)nem elogiei blog que eu achava que não merecia elogio. Mas o perigo de frequentar o "comente no blog acima" é encontrar post ruins como você citou. Meu maior sofrimento são os blogs de poemas e poesias (não sei a diferença). Já cheguei a comentar coisa do tipo: " Desculpe, mas odeio poesia". Uma boa forma de ter comentários decentes em seu blog é linkando aqueles que vc mais gosta.

fui...

Anônimo disse...

Complicado...Eu acho que tem de tudo e aqueles que decidem participar do orkut e divulgar seus blogs estão expostos a td isso e mto mais.
Ultimamente, prefiro nem comentar o artigo quando penso que não acrescenta nada ou que eu não tenho nada interessante pra dizer.
Cada um na sua...

Alessandra Allegr!a disse...

Na boa?
Sensacional...
É a máxima do momento, ahh legal passa lá no meu!
É verdade quando alguém aí, em algum momento disse que as pessoas entram pra serem comentadas e não fazer efetivamente o comentário.
Já tive a sorte de encontrar blogs incríveis, de rir, de chorar, de ler e descobrir novidades, mas em maior parte encontro a pura falta de senso, bom senso pelo menos!
No mais, o seu blog já estava linkado ao meu ha um tempo, vim fazer a leitura semanal, e deixar um comentário pra não perder o costume!

See you bloggerman!
rs

Ahh legal, passa lá no meu.
beijo

mateus disse...

Como sempre você arrasoU!
Já é a milésima vez que eu to aki elogianu!
Fazer o que.... mais que merecido!
Mais um ótimo texto!