quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Mentiras e verdades da mídia

Mentira deslavada é o nome se dá a tudo que a mídia divulga e que contraria nossa opinião ou interesse. Já verdade, é aquilo que a mesma mídia divulga e que serve como dados para endossar nossas opiniões e garantir a manutenção de nossos interesses.
Se um jornal divulga dados negativos quanto ao índice de empregos no país, por exemplo, trata-se de uma mídia golpista, tendenciosa e manipuladora. Entretanto, se esse mesmo jornal divulga números favoráveis, esses dados são usados para comprovar as ideias que defendemos...
Mas... "peraí" (como se diz na minha terra)...
A mídia que divulgou os dados que contrariavam sua opinião e interesses é a mesma mídia que divulga dados a favor de você agora... e, simplesmente, por endossar seus interesses e opinião deixou de ser golpista tendenciosa e manipuladora e passou a ser um paladino da verdade, no caso, da sua verdade?
No período das manifestações em 2013, vimos muito disso. A TV aberta (GLOBO, RECORD, SBT, REDE TV etc) só mostrava a mentira e manipulação (sic) enquanto surgiram mídias alternativas (Mídia NINJA - acharia esse nome superlegal se eu tivesse 14 anos) que se dedicavam a "verdade", mostrar as coisas como elas são de verdade, ou como nos interessa que elas sejam.
E no facebook, terra de gente feliz, politizada e bela, todos se indignavam com a foto do manifestante recebendo spray de pimenta na cara. Assumindo como verdade absoluta aquele 1/200 de segundo de imagem que, por ter sido tirada por um celular que não pertencia a GLOBO, ao SBT ou outra TV aberta, poderia resumir toda a maldade, covardia e truculência do estado brasileiro.

O problema é que se abriu mão de pensar há muito tempo e, nessa sociedade de consumo, até as verdades são compradas em prateleiras.

Nenhum comentário: