quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Um blogue nasce de uma idéia: a idéia de trocar idéias

Nasce e morre...
Nasce numa tarde (ou noite) de poucas atividades obrigatórias. Brota junto a isso a vontade de ser lido. Um desejo compulsivo de que alguém leia o que você escreveu. Ainda que você mesmo, depois de lido, ache uma porcaria. Mas o desejo permanece... Leia-me por favor.
No meio do caminho entre o blogueiro e o leitor há
uma comunidade e seus tópicos, um ponto de encontro em que outros projetam o compulsivo desejo de ser lido... e lá vai um COMENTE O BLOGUE ACIMA...
Nesse momento, atropelos e calotes envolvem o marinheiro de primeira viagem em um círculo de indignação e compulsão:
INDO.. comentando.. fui... indo para ler... E, na outra ponta, outro ansioso segue a mesma via crucis. Indo.. comentando.. fui... indo para ler.. comentando o de cima...
Uma idéia,
um texto, uma surpresa, um vídeo do youtube, uma piada, um crtl+C/crtl+V, uma foto montagem, um link e, aos poucos (em poucas semanas), a compulsão se alterna pela perplexidade: vou colocar o quê?

Aceita parcerias?

E lá ficam os blogues com seus post de dias, semanas, meses atrás... numa solidão que dá dó. Deixam de freqüentar o comente o blogue acima e passam ao fatídico
Blogues atualizados em (mês/bimestre, trimestre, ano...)
Ocasionais retornos ao blogue vêm seguidos de pedidos de desculpas, ausência, mas nesse momento, o pobrezinho já agoniza e vive à deriva no purgatório do blogspot, wordpress, uol, terra... Até que um dia, perde-se a senha, não se consegue acessá-lo. O coitadinho morre... sem direito a enterro, mas com lápide em .jpg:

Aqui, java!
Faça logoff em paz!

Saudades eternas.com/cemitério_de_blogues

Sem direito à carta de convite com a família enlutada lamentando a perda e dizendo que tem o doloroso dever de comunicar o falecimento.

***
Em tempo

Escrevi isso porque li outro dia em algum lugar na internet que 90% dos blogues abertos hoje não sobreviverão a 3 meses de existência e, dos 10% que superam esta primeira fase, mais da metade morrerão em menos de um ano... o saco de filó superou a primeira peneira. (hoje são 9 meses... uma gravidez)..
Sem pessimismo.. rumo a 2ª peneira.

36 comentários:

Lilian Devlin disse...

Olá Marcelo, bom dia!
Então, ontem eu tava pensando justamente sobre isso.Que a gente começa a escrever e com esse ato vem essa grande expectativa do "será que alguém virá aqui para ler?".Porque a gente andou passeando pelos blogs alheios e lá estavam zilhões de comentários e a gente não quer se um "fracassado" com poucas, raras ou nenhuma visita. Isso aconteceu comigo e só depois de dar uma parada, respirar e lembrar qual era o meu objetivo inicial ( simplesmente deixar registrado fatos da minha vida, do meu cotidiano, fatos esses novos ou antigos e que o ato de escrever muitas vezes é catártico) é que eu aprendi a relaxar e não me preocupar com isso. Querem ler E comentar? Ótimo! Querem ler e NÃO comentar? Ótimo também. Não querem as duas coisas? Sem problemas, escrevi porque eu queria, porque me fez/faz bem. Eu tenho pouco mais de 3 meses como "blogueira" (opa, passei da primeira fase!) e nem sei se assim posso ser chamada. Mas acredito, pelo bem que me faz, que eu também possa continuar, se não ad eternum, mas pelo menos o tempo que me der prazer. Prazer esse que tenho quando aqui venho e leio textos muito bem escritos e inteligentes.
Abração!
( e desculpas por ter "falado" tanto! Como eu citei num post meu( mas fiz o link! rs), habito o país criado por vc, o Prolixia! rs)

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Marcelo!

Qdo vi o lead (parte inicial) do seu texto, sinceramente, fiquei com medo de vc deixar a blogsfera. Semanas atrás, perdemos, mesmo que seja temporariamente, o Euzer, q deixou o seu blog por motivos pessoais. E que tb deixou o comunicado que em breve irá retornar. Espero.

Ainda bem que vc não vai nos deixar e comemora de uma maneira sempre crítica e com a metalinguagem mais bem feita da internet, sobre a atividade blogueira.

São 9 meses de reflexão e de leitores fiéis, como eu. Desejo vida longa ao Sacó de Filó (e sem fundo). Em breve, com toda certeza, comemoraremos esse 1 ANO.


Abraço e parabéns pelos 9 meses!

=]
__________________________
http://cafecomnoticias.blogspot.com

All3X disse...

Espero que este blog continue seu trabalho. Assim como quero que o meu também chegue lá...
Navegando na web descobrimos muitos desses fantasmas que navegam na rede. Blogs com poucas postagens de tempos atrás e nada mais...
A questão se torna mais complicada é achar entre os blogs que sobrevivem alguns que sejam de boa qualidade. Coisa rara, mas garimpar blogs é o mesmo trabalho que se faz com ouro em pó: demora-se muito a descobrir um verdadeiramente bom (excluindo os chamado ouro de tolo), mas quando se encontra, é uma felicidade só...
Valeu,
All3X

Patrycia disse...

Oi Marcelo,

Também li essa matéria e agora que você comentou, fui vazer as contas e fiquei feliz em ver que também passei da 1ª peneira rsrs. Meu 1º post foi em fevereiro, ou seja, meu blog está completando 7 meses.

Claro que existe, como você colocou, a vontade de ser lido. Afinal, escrever é verbo transitivo: escreve-se algo para alguém... Nem que seja para você mesmo rs.

Apesar disso, tenho meu blog por prazer. Não tenho a pretensão de ser "o blog mais visitado", até porque acho que estou longe disso. E também não me vejo na obrigação de postar diariamente, como escrevi em um post mais antigo. Mas sempre que tenho vontade, entro lá, escrevo algo (a próprio punho, porque usar punhos dos outros pega mal pra caramba... rsrs) que me reflete, naquele momento. Apenas isso.

Agora, se o texto agradar, ficarei muito feliz, e se você continuar me visitando, também ficarei "agradicida". rsrs

Bjo

Flávia disse...

No que depender d mim, seu blog vai "envelhecer" cheio d "gás"(rsrs), e todos poderemos usufruir por muuuuuuuuuuuuito tempo do seu Saco. Ops, desculpe, quero dizer do Saco de Filó!... rsrs

Mas sem direito à aposentadoria. hehe


Grd Bjo! Adoooooooooro seus textos!

Luciana disse...

Olá, Marcelo... Blog é assim mesmo. Mas sabe o que eu acho que mais desmotiva os blogueiros? A falta de comentários ou visitas no seu blog. Acho que isso desmotiva mesmo. Considero o comentário essencial para a sobrevivência de um blog (claro que não são todos os blogs que "morrem" por causa disso). E os comentários do tipo: "Obrigada pela visita em meu blog" ou "Parabéns pelo blog"? Tudo bem, mas e o comentário sobre o seu post, sobre o que escreveu, seu ponto de vista e tal? Isso é o mais importante, concorda?
Que tal se começarmos uma campanha do tipo "DIGA SIM AOS COMENTÁRIOS NOS BLOGS", ou "SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA A SOBREVIVÊNCIA DOS BLOGS"... Credo, que baranguice!... rs Mas é sério, na minha opinião o que falta é mais comentário!

Nanic0 disse...

Parabéns cara legal o geito que voce escreve...se quiser parceria entra la pega meu banner e avisa em 1 comentario valeu bem massa msm...

Jhonatan disse...

CAra LI Esse POst e me Imaginei

KAbei de CrIa o bLOg maS loGO dEPoiS O pc qURbra q RaIVA

=(
]MAs TuDo BeIm

QuErO PAsSar DOs Tre MesSe De VIda...

N. M. disse...

por isso que estou aqui, lá na comunidade orkutiana, vi, cliquei, li!

que seu blog seja muito muito lido!

;*

Anônimo disse...

Caraca, custei pra achar o "postar um comentário"...

Acho que o BloGZinho passou desses períodos, já tempos mais de um ano, e já já eu faço um ano na equipe, em dezembro. Eu tenho um blog pessoal, nem ligo pra comentários e visitas, ele é secreto e ainda precisa de senha pra visitar, no começo, eu escrevia todo dia, depois foi caindo a frequência. Esse ano, se eu tiver 4 postagens lá é muito, mas não consigo enterrar ele, tem muita coisa da minha vida lá, que de vez em quando eu leio e é muito legal lembrar.

Falaram do Euzer aí? Comecei a gostar do blog dele logo no finalzinho, acho que todos esperam seu retorno logo logo...

Cientista louco disse...

Cara por trabalhar em uma agência e na area de midia sociais já vi muito blog bom nascer e morrer por que a panelinha da blogsfera não estende a mão e da uma força infelizmente blogosfera (odeio esse termo) é uma gangue, não estou reclamando porque tenho muito amigos dessa gangue e entendo o ponto de vista deles mas não custa nada ajudar um companheiro eu mesmo poderia ter abandonado as comunidades do orkut por ja ter uma audiencia legal e fiel mas gosto de ver como os outros estão escrevendo e as novidades que estão surgindos seu blog mesmo foi uma surpresa muito agradavel espero voltar mais vezes
(desculpe pela falta de acento e dos erros estou escrevendo de um teclado desregulado)

Erich Pontoldio disse...

No dia que "fundei" meu Blog ( faz 2 meses só, ou seja, estou na primeira peneira ) eu li a reportagem falando dos 90% dos blogs que morrem com 3 meses.

Acho que manter um blog sempre com postagens novas e criativas realmente é complicado...mas vale a pena, é muito mais gratificante escrever, postar, criar do que ver TV né.

Anônimo disse...

Esse negócio de "comente o blog acima" vai virar crime de internet em breve. Todos querem ser produtos de informação (mesmo que essa informação esteja com H maiúsculo) mas ninguém se presta a ler, debater, refletir. Poucas são as exceções.

O que mais me irrita não são adolescentes que, vez ou outra, me deixam mensagens do tipo "excelente texto", mas sim os marmanjos, muitos jornalistas. Jornalistas com G maiúsculo.

São questões como essas que fazem com que um blogueiro bem intencionado literalemtne desencane desse negócio de blogosfera.

Ao menos eu passei do primeiro batismo de fogo. Que venha o próximo!

Anônimo disse...

O meu blog completa três meses esse fim de mês!
^^

então praticamente, passamos da primeira peneira...
Agora, espero que passe da segunda também!
Ai eu já não seí!


Engraçado, o príncipio de criação do meu blog não foi esse, foi só a vontade de falar de música ,independente se alguém lesse, aí foi crescendo e descobri as comunidades do Orkut, acabou caindo na maré...

Leonardo disse...

Excelente post....
Tudo que vc disse é a mais pura verdade...

Abraços!

Stela Tannure disse...

Essa é minha primeira visita por aqui, e eu gostei muito do que li.Muitos blogs pelos quais passo estão sem atualizações há séculos...uma janela desperdiçada por aí. Mesmo em meio à correria das aulas, tenho tentado manter o meu atualizado...difícil,mas vale a pena!

Parabéns pelo blog!
Bjo!

Stela Tannure disse...

Essa é minha primeira visita por aqui e já me identifiquei muito com o que li. Também blogueira, passando pela primeira peneira (a dos 3 meses) e sofrendo p/ não deixar a minha janela virtual(que,por sinal, é conjunta) às moscas em meio a tantas aulas,provas e correria cotidiana.

Vida longa ao Saco de Filó!

Anônimo disse...

Ja considero seu blog como um essencial, tenho um e realmente convivo com essa longa jornada, o que importa p/ mim é o conteúdo do que leio, é o que posso aprender com isso, por isso frequento teu blog. Não deixo comentario sempre, as vezes, nao se tem nada p/ falar. Apenas quero continuar acessando e continuar a refletir, sorrir ou seja la o que posso ou nao sentir! Vai durar!

Anônimo disse...

dos 3 meses já passei.
pelo menos 2 post por semana no meu blog, eu trabalho né, n posso passar o dia na net.
se quiser da uma olhada; www.tiolillo.blogspot.com

Alexandre Silva disse...

kkkkkkk, mto bom... parecem crianças carentes msm, com aquele olhar pidão de "vai lá". E eu me incluo nessa, logicamente.
Mas meu brógui já tem um objetivo: não é a toa que se chama "Falando Pras Paredes"..hehehe. Qdo o criei pensei q ia falar pras Paredes mesmo. Só ñ sei até qdo vou sustentá-lo. Por enqto tá sendo só por diversão msm...
Abrçao
http://falandoprasparedes.blogspot.com/

Danilo Moreira disse...

Ola Marcelo, parabéns pelo excelente blog.

Vim aqui atraves de uma indicação do Wander do Café com Noticias, falando justamente desta postagem.

Ontem, como disse no meu texto, sai para uma viagem e "tranquei a minha casa", no caso, o meu blog.

Vc disse coisas que acredito que eu e muitos aqui já passaram e ja fizeram com seus blogs.

No meu caso, acho que o que mais pesou foi essa coisa da obrigação de postar, mesmo quando eu já via que nao era mais aquilo.

Hoje entendo que o dificil nao é criar o blog, mas mante-lo com o seu estilo e sem deixar que ele vire algo prazeroso, e quanto mais tempo se conseguir, mais vitorioso vc é, ainda que nao tenha nenhum comentário.

Por isso, parabéns e boa sorte, sempre.

Abçs!!!!

Anônimo disse...

muito interessante esse post, realmente é mais ou menos assim que acontece... bom... já passei dos 3 meses, agora é permanecer firme!!

Abraço

http://midiaculturaletc.blogspot.com/

Jonatas Fróes disse...

É verdade, os blogs mais morrem do que nascem ou crescem. Alguns chegam a nascer e se reproduzir, mas logo morrem e levam sua prole junto.

O grande problema por trás disso tudo é a maldita preguiça que o povo tem de ler. Claro que existem blogs que exageram e colocam textos enormes, chatos, sacais, sem imagens pra incentivar... Quando não são de poesias que só fazem sentido pra quem as escreve. Mas no geral, a preguiça de leitura que leva todos os blogs a morrerem. Sem um feedback, o postador perde a vontade de postar, e logo, abandona o blog. Todo blogueiro precisa de leitores que comentem e demonstrem que gostam da sua página, uma espécie de motivação.

Mas os blogs são coisas que estão dando certo e entrando no meio corporativo. Hoje tem gente que vive somente disso, os chamados pró-blogers. Virou profissão com carteira assinada e tudo o mais. Vide blogs como o da GM, Ruffles, Mercado Livre... Então acho que também falta um pouco de força de vontade por parte do blogueiro para propaga-lo e continuar sempre atualizando e atualizado.

[]'s

Musikaholic

Ellen Regina disse...

Amei o seu post!!!
O meu blog tb tem 9 meses, como o seu, só que menos rechado, hahahahah...
Parabéns!!!

Anônimo disse...

Oi, Marcelo.

Parabéns pelos 9 meses de blog. O meu diário completou 2 anos em maio e não ligo para atualizações obrigatórias. Se não quero escrever ou estou muito ocupada deixo um tempinho parado. O que importa pra mim é que sejam as MINHAS histórias e não cópias de ouros sites.

Abraços
Fada
http://fadasafada.blogspot.com/

Tem uma coisa horrível de ler no comentário:
"texto muito longo, me deu preguiça" aaargghhhhhhhh

Anônimo disse...

Nossa, que post dez. Acabei de adicionar seu blog aos Favoritos! Adoreizão também as "Dúvidas, leis e lugares-comuns", e em seguida vou ler mais! Sobre o post: absolutíssima razão em tudo, e o que o pessoal disse nos comentários também procede grandemente. Os blogs, tadinhos, não morrem só por desnaturice de seus pais, mas muito pela indiferença do mundo cruel. É difícil, mesmo, encontrar quem comente com fome, com vontade. Mas o Saco não vai ter fundo mesmo não, vai passar de todas as peneiras possíveis, você vai ver! :-) Sobeja-lhe (adoro essa palavra!) qualidade, e isso é o maior estímulo do mundo pro comenteiro. Você escreve maravilhosamente bem. Que todos os comenteiros continuem enchendo o Saco... de palavras de elogio, discussão e incentivo! ;-) Beijos e tudíssimo de bom!

Anônimo disse...

Olá Marcelo,

Passando só para dizer PARABÉNS!!!
Nascer e morrer... ciclo natural, mas desejo vida longa ao seu blog.
É excelente ler bons textos na rede... conte com as minhas visitas.

Lomyne disse...

Olha aí, ó! Eu falo que sou uma sobreviventa na blogosfera e o povo acha que é arrogância! Mas me orgulho de ser sobrevivente. Depois de sua gravidez, meu caro, desejo-lhe que fique septuagenário! Haja saco, hehehe...

Particularmente, acho que blog duradouro precisa de propósito. Os tipo diarinho são os que tem mais chance de acabar logo. Ninguém tem um cotidiano tão legal assim... Eu sobrevivi falando do que leio, do que penso, permeando com o que vivo, se não fosse assim provavelmente nem estaria mais. E olha que parei por muito tempo! Tem gente que sobreviveu fazendo piada, escrevendo poesia ou ficção, mas estes dois últimos, mais autores que blogueiros, só estão na blogosfera até conseguir publicar...

Se minha parte, não conheço receita não, mas tenho certeza de que é preciso um saco de filó!

p.s.: confesse, você estava com saudades dos meus comentários deste tamanho!

Anônimo disse...

Adoro os posts daqui




HAIRYBEARS
http://hairybears.blogspot.com/

Sergio Trentini. disse...

Os blogs não sobrevivem pela falta de incentivo que os donos recebem, eu acho que a causa maior é essa, pois entram nesses "comente acima" para receberem comentários. O problema maior é com quem ESCREVE coisas e não simplesmente coloca um videozinho onde as pessoas podem apenas dizer "legal o video, ri muito" mas quando escrevemos as pessoas vão e comentam "legal o layout, parabens pelo blog" ignorando completamente a história. Isso deprime, hahaha.


abraço.

Anna Paula disse...

Pois é, Marcelo...
Essa coisa de ter prazo pra escrever é dose!
O Sebrae me convidou pra participar de um concurso "Mulher de negócio" e eu tnha, apenas que escrever minha história como empreendedora. Fiquei dias enrolando, esperando a inspiração, pensei até em desistir mas uma amiga nossa em comum fez um comentário: "Que inspiração!Trbalho acadêmico é sentar a bunda na cadeira e transpirar mesmo!"
Sabe aquele puxão de orelha providencial?
Cheguei em casa liguei o computador e minha história fluiu de uma forma bem legal....
Entreguei o trebalho em cima do prazo e vams ver no que dá!!!!!!!
Exercício delicioso é escrever...

|Renata_Emy| disse...

Hahaha...
Pior que eh assim msm, mas o meu resiste até hj, bravamente...
Eu não curto os que vem soh p/ pedir parceria. Argh!
Mas a gente entende, pura carência!
Haushauhsauhs...
Bjoo

Anônimo disse...

Parabens atrasado!
own agora vc eh um nenem!
\o/

Karina disse...

Nossa... eu sou uma campeã! Sobrevivo desde março de 2008 com posts (quase, por conta dos contratempos) semanais. Entrei nesse mundo pra ver como era escrever e mostrar para alguém. Nada mau, visto que tentava fazer isso havia dez anos e morria de medo.
Sem clichês, mas não tendo como evitá-los: eu a-d-o-r-e-i seu blog; é tão difícil a gente achar vida inteligente na blogsfera! Todo mundo quer ser piadista e postar o mundo cão, mas escrever, escrever meeesmo, isso puoco acontece.

Meus parabéns!
Beijo!

P.S.: posso adicionar seu blog aos meus blogs amigos? Obrigada!

Roberta Mattoso disse...

Pois é, vida longuíssima ao teu blog q por sinal é muitíssimo interessante e vida longa ao meu tb, bebê nascido há menos d 1 semana...Bjokinhas!

Rosangela Ataide disse...

Vixe Marcelo!
Tanto tempo sem postar! Mais te digo que o meu ta vivo, porém de ferias por tempo indeterminado, falta de tempo mesmo, idéias brotam a todo instante porém estou de volta ao second life que toma todo tempo até da real life que tanto amo. Mais negócios são negócios e grana é tudo não da pra brincar! Mais não teve como não me identificar com essa postagem hasushauhsu!
Mais como morto não assumo como o nome diz: Sonhos Coloridos! Então to sonhando um bocado kkkkkkkkkk!
Abraços
Nt: Não posso deixar de ler seu blog amigo vc manda bemmmm!