domingo, 25 de abril de 2021

Já fez sua higiene emocional hoje?

A gente acorda, lava o rosto, escova os dentes, penteia o cabelo, toma banho e lava as mãos todos os dias. Isso, de certa forma, garante-nos um corpo sempre limpo, higienizado e livre de doenças, ou pelo menos, com o risco reduzido de doenças já que, obviamente, nem todas elas são causadas por falta de cuidados higiênicos. E com as suas emoções? O que você adota como higiene diária? O descuido com essa higiene emocional também gera doenças, sabia?

Os gregos já preconizavam uma visão de um homem dual, composto por corpo e alma. Quanto ao corpo, é notória a necessidade de manter limpo e bem cuidado para a saúde ficar em dia. E quanto a alma? Quais são os hábitos de higiene que nos fazem mais saudáveis. O que vemos no dia a dia, são pessoas tóxicas e doentes, não do corpo, mas daquilo que não dá para lavar. O fato é que muita gente descuida do que o sabão não dá conta. 

Tive a oportunidade de compartilhar minha experiência pessoal em uma entrevista para a repórter Ana Lourenço, do jornal O Estado de São Paulo sobre meditação. Pratico diariamente esse exercício há mais de um ano e sinto os benefícios que me impactam diariamente. Foi durante a entrevista que usei o termo higiene emocional e me dei conta que incorporei isso no meu dia a dia como quem escova os dentes, toma banho, penteia o cabelo… 

Isso, obviamente, não nos isenta das tensões, pressões, infortúnios do dia a dia, nem nos garante uma postura sábia e resiliente com relação a TUDO, até porque tudo é muita coisa. Meditação não é um título garantidor da elevação espiritual mesmo. Entretanto, ela é capaz de nos imergir numa lucidez de nossas emoções que nos dá tranquilidade para encarar, pensar e agir de forma consciente. Sem sermos dominados pela paixões e contextos que nos levam a ser precipitados, afobados e imprecisos nas situações diárias. Sinto que estou em um caminho longo, mas que a prática diária já me traz benefícios imensos na minha maneira de lidar com o mundo. 

Pois é isso que chamo de minha higiene emocional diária: tirar um momento para olhar para dentro de mim e, no silêncio e fluxo dos meus pensamentos, tentar entender o que sinto, o que quero e atenuar os monstros que vivem dentro de nós. Até porque, matá-los não dá, eles são parte da gente e do que nos trouxe até aqui.

Eu mantenho um horário, no final da noite, 30 min. para prestar atenção ao fluxo da minha respiração e nesse exercício, mergulhar no cenário dos meus pensamentos que passam como uma tela de um smartphone que eu arrasto para o lado sem deixar ninguém criar raiz por ali. Meditar é isso.. Não é não pensar em nada (isso é impossível), é olhar para os pensamentos de forma lúcida dando a cada um o tamanho de não mais que uns segundos.

Dentro da minha higiene emocional encontrei algumas reflexões que ajudam a manter a alma mais leve e compartilho-as com vocês:

  1. As pessoas são o que são. Aprenda lidar com isso. O seu sofrimento decorre das suas expectativas criadas sobre o que você esperava que elas fossem e não do que elas são;
  2. Seus monstros são parte de você. Não adianta rechaçar ou querer esquecer. Isso não vai acontecer. Aprenda a lidar com eles e verá que não são os Godzillas que imagina. Não dê para eles o tamanho que não têm.
  3. A dor é algo do mundo, você não tem controle sobre isso. O sofrimento é seu, você escolhe a dimensão que vai dar a ele.
  4. Não aja em função das pessoas, aja em função do ético, do justo e do correto e saiba que isso é positivo para você. Entretanto, saiba que as pessoas vão formar uma opinião sobre você que elas quiserem e você não tem controle disso. 
  5. Perdoar não é esquecer. Isso é amnésia. Perdoar é excluir a relevância do mal que te fizeram, mas manter a distância da fonte causadora desse mal. Se proteger é um dever seu.
  6. Culpa é um sentimento pouco útil e ineficiente. Os fatos que nos ocorrem na vida devem ser entendidos como um conjunto de evento sobre os quais temos algum nível de responsabilidade nossa. 
  7. Pensar sobre o que deveríamos ter falado é uma das energias mais inúteis. Depois que lançamos a pedra, não podemos mais reverter o processo.
  8. Não barganhe com o universo. Seja bom e justo, mas não espere que ele vai te dar o mesmo de volta. Ele vai te dar o que ele quiser.... o universo não aceita barganha.

Olhar para dentro de si, tirar um momento para isso é essencial para ver com clareza o que sentimos, para entender pessoas e modular o quanto sentimos já que "o que sentimos" é inevitável. E isso a gente só aprende com a prática, a prática da higiene emocional, que eu costumo chamar de atenção plena, mindfulness ou simplesmente meditação.

Ah, sim.. você não tem tempo para isso.

Certo, então, deixe os dentes apodrecerem….  

 

Um comentário:

Ana Lourenço disse...

Muito bom!! Adorei a reflexão, Marcelo e adorei estar presente no momento em que você descobriu o termo 'Higiene emocional'. Estou indo agora escovar minha alma... Abraços!