quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Álbum de fotos e outras formas de torturas...

As pessoas não têm a dimensão de o quanto é chato ver álbum de fotos. Convide seus amigos para uma recepção com fondue de chocolate, morangos e um bom filme, e os inimigos, convide para mostrar álbum de fotos.
O cara abre o álbum cujo tema é férias em Porto Seguro. Bom, para início de conversa, quem viu um álbum de fotos de alguém que foi a Porto seguro já viu todos os álbuns do gênero e o mais terrível é que cada foto vem acompanhada de uma narrativa de como é o lugar, quanto custam as coisas, como a pessoa fez para chegar lá e a programação local. Aí você espera a pessoa distrair e passa duas folhas do álbum de uma vez... e o infame diz:

Você viu a foto dos índios?



E volta as duas páginas que você sorrateiramente passou rapidinho. Quando são vários álbuns, aí é melhor, porque a pessoa pergunta: você já viu este? E você responde: ah... esse já... Vai trocando os álbuns e sempre dizendo que aquele que lhe oferece você já viu. Mas quando é um álbum só... huummm.. Não tem saída.
E os álbuns de festa de aniversário de criança? Meu Deus do céu... entenda que festa de aniversário de criança é como peido: só o dono que aguenta! A dona abre o álbum e fica apontando os presentes:

Aqui a tia tatá, a prima do Zé Carlos, aqui é o filho do Paulinho...

E, na maioria das vezes, nem fazemos idéia de quem são os personagens... Mas enfim, somos penitenciados até o fim do álbum com detalhes sobre os enfeites e com a tradicional foto da criança soprando a vela com direito a narrativa:

Essa aqui é na hora do parabéns! (Como se você não soubesse pela foto)

Você só não se desespera totalmente porque estava longe na hora do "é big, é big, é big" e "com quem será, com quem será..." E isso não aparece na foto... Quando é filmagem... já era.. você está perdido. Não tem como fugir.


Mas pior de tudo são os álbuns de fotos que sempre lhe apresentam na casa da namorada à primeira vez que você vai lá. Isso parece até uma tradição: primeira vez na casa da namorada=álbum de fotos dela quando criança. 


Até hoje, não entendo a necessidade de mostrar fotos de sua namorada vestida de odalisca no carnaval, usando o uniforme de maternal, soprando velinhas de 5 anos, desfilando na escola, fazendo cover das paquitas, andando de bicicleta, peladinha na banheira aos 10 meses de idade (quero ver é agora)...

No fundo, acho que é um subterfúgio dos pais da moça para inspirar uma certa piedade em você e fazê-lo desistir de todas as sacanagens que têm passado pela sua cabeça em relação à filha deles.

Mas alguém deveria avisar que isso não funciona.

24 comentários:

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Marcelo!

O pior de ver o álbum de fotos de amigos e parentes (como se fosse a sétima maravilha do mundo) é ver fotos mal feitas...hehehe.

Como sou perfeccionista d+ em relação à fotografia, qdo vejo fotos caseiras, sem luz, desfocada e com as pessoas lá no fundo, igual formiguinhas e elas insistem em achar q a foto é a mais bonita...rsrsrs...perco a paciência. Prefiro nem continuar vendo o álbum e invento uma desculpa para sair fora dessa...rs.

Não sou fotógrafo profissional, mas procuro dar toques para as pessoas fazerem boas fotos com máquinas caseiras. Eu tb não sabia tirar fotos. Fotografia é observação e sensibilidade. Tem q ter em mente o que se quer fotografar e privilegiar o objeto (ou pessoa).

Gostei do texto, principalmente do final!!!

Abraço,

=]
__________________________
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Lilian Devlin disse...

Olá Marcelo, bom dia!
Poxa, eu vou discordar de você, porque eu A-DO-RO ver fotos!!Se alguém viaja, na volta eu sempre pergunto se tirou fotos, várias fotos! Porque é uma maneira que eu tenho de viajar também.Tudo bem que não precisam ser de Porto Seguro. Muito melhor quando a viagem foi pro Egito, interior de Portugal ou da Espanha ou da Alemanha( as cidades menos badaladas da Europa, pelo que eu já vi - em fotos! - são um charme só!).E, graças a Deus, essas pessoas que são minhas amigas, têm a preocupação em aprender e depois passar informações muito interessantes sobre os locais por onde passaram, o que torna o ato de olhar as fotos, muito mais saboroso.
E é isso e desculpas, porque o meu comentário ficou enorme, quase um post!
Um abração procê!

Anônimo disse...

"fazê-lo desistir de todas as sacanagens que têm passado pela sua cabeça em relação à filha deles."

eu fazia isso com o meu namorado exatamente com esse intento
kkkkk

sacodefilo disse...

Mas olha, Lilian... se o cara faz uma viagem a esses lugares que você citou (Egito, Portugal, Espanha...) e não traz fotos para mostrar é um insensível, mas convenhamos, aquele que exibe para todo mundo minhas férias em Poços de Caldas (nada contra. Acho uma cidade linda) em 3 albuns de 36 poses (ao todo 108 fotos) a todos os amigos é um insensato...rs

Em tempo...
Ah. sim.. eu gosto de foto de criança e de bicho...

Marcus "HEAVY" disse...

Pior que passei por isso nessa semana... rs
Agora, além do álbum, ainda há a possibilidade ver as benditas fotos em DVD, com direito à trilha sonora e sem a possibilidade de pular páginas sorrateiramente... x_X'

Lilith disse...

Então,Marcelo

Eu creio que dá para aguentar até um certo limite.Mostrar uma foto com algum significado novo,até que se atura..mas,vários álbuns ,de pessoas que nada tem a ver com a gente..eu tb não suporto!!!
Puxa,fico pensando, como vc se reporta a uns temas que "está na cara"....daqueles que a gente acaba dizendo:"mas,é mesmo,né?.."rs

abraço

ED CAVALCANTE disse...

CARA, EU ODEIO ISSO. MAS TEM UMA COISA MUITO PIOR: VÍDEOS DE FESTA DE ANIVERSÁRIO. GERALMENTE SÃO LONGOS, CHEIOS DE EFEITOS,MÚSICA BREGA, UM SAAAAAAAAAAAAAAAAAAACO! EU SARTO!

Jonatas Fróes disse...

Hahahahahaha... Realmente, ver as fotos da vida de outras pessoas não é muito interessante. Quando são nossas próprias fotos a gente até tem uma certa paciencia, coisa da nostalgia... Mas quando é de outra pessoa se torna um porre.

Mania de velho, as novas gerações mostram logo o Orkut =P

[]'s

Musikaholic

Débora. disse...

AUHSUHSAUHSAUHSAUHSAUHSAUHAS!

ADOREI!
sério, mesmo!

e é exatamente isso que acontece, até hoje em dia, com a revolução das máquinas digitais: somos bombardeados com convites para ver álbuns do orkut, coisinhas repetitivas!

parabéns pelo blog, bem legal MESMO a abordagem! vou passar aqui sempre!

:*

Unknown disse...

Quando chega das férias
isso sempre ocorre kkk


Angu com Taioba

Edu França disse...

Eu já cheguei num nível anti-socialidade que as pessoas não me mostram, já sabem que se tiver de bom-humor só vou me recusar a ver!

Cássia disse...

Nunca tive um album de fotos :/
não parece tão ruim assim

Riso Certo disse...

HAUshUAHsuhAUS

eh bem chato mesmo!!

Marcos Costa Melo disse...

Eu ia lembrar, mas o Ed escreveu antes: a chatice dos vídeos.

Tive um professor que dizia: se quer expulsar uma visita que não quer ir embora, coloque um vídeo da festa de aniversário do filho, casamento, etc.

É tiro e queda.

abs

Anônimo disse...

Oi, Professor!

Acho que isso faz parte do pacote que acompanha os HOMENS. Eu adoro ver fotos. Adoro ver a empolgação das pessoas. "Olha essa!", "O Fulaninho nessa hora estava no banheiro", "Essa daqui foi sem querer. É a parede da casa!"... A-D-O-R-O! Fotos da pessoa quando era pequena então, viixe... perco horas vendo e perguntando quem é quem. Meu namorado que sofre, coitado. Ele definitivamente concorda com você. Aliás, vou indicar esse blog pra ele agora mesmo.

Bjs

Ah! Levarei seu cd hoje mesmo. Se não te encontrar, deixarei com a Clarissa.

^__^

Morgana disse...

aiushaiushuiahsiuahsiuahs
ri muito!
porquê é mesmo uma coisa que aconteçe!!
cááára olhar álbum é mto chato..
cê tah lá no pc com sua amiga derrepente ela diz
áááh minina vem cá que eu vo te mostra meu álbum do orkut de quando eu fui pra arroio do silva.*-*
e vc: ¬¬'
aiushasaususaiuhs
puts muó chato!
hehe
bom vou lá!
beijo! ;D

Unknown disse...

Oi fessô,
Adorei. Concordo com vc ver álbum de fotografias é super chato e cansativo.
Adoro passa duas páginas do álbum p/ acabar logo, mas vem o indivíduo e diz: pulou uma foto.Haja paciência!!!
Um abração.

Euzer Lopes disse...

Pior que essas malditas fotos são aquelas insuportáveis fitas de video do casamento.
Casamento é um porre por si só. Agora, ficar vendo fotos da preparação, da cerimônia, da festa, em quase 4 horas, não dá.
Dá vontade de me afogar na garrafa de cerveja.

Ariana disse...

Vou protestar aqui. HUHHUA
Ver fotos antigas é MUITO legal, eu amo demais.
Sempre que to num lugar, numa noia, eu sempre pergunto se não tem umas fotos pra divertir! hauhua

Mas mesmo assim e gostei do texto.
Ah, e concordo só em uma coisa: Não acho graça - nem entendo a necessidade - de mostrar para namorados/namoradas o pequenino ser que éramos na infancia. hauha

Beeijos


http://cogumelosverdes.blogspot.com

Diego Rodrigues disse...

Mas pior de tudo são os álbuns de fotos que sempre te apresentam na casa da namorada a primeira vez que você vai lá.

muito boa essa parte -o que vem em seguida é um pouco maior então nem resolvi copiar.

Anônimo disse...

rsrsrsrsrsrs.

É impossível não sentir empatia com o que você escreveu. Eu mesmo, quando infelizmente trabalhava em um certo grande banco, era obrigado a reservar parte do meu tempo para ver álbuns e mais álbuns de viagens, partos (os de parto são os piores), batizados, festas infantis. O problema, como você mesmo detectou, está na impossibilidade de se esquivar dos comentários a cada foto.

Quando a tiazinha pura e simplesmente me joga na mão o álbum, eu apenas viro páginas, do mesmo modo que se lê a Revista Caras. Pelo menos o martírio é menor.

ps: conseguiria enviar um texto para a semana que vem?

Nattie Mendes disse...

outra coisa chata é ver album de casamento, ou de baptismo ou de qualquer outra coisa k as pessoas aproveitam pra fazer album... mto bom esse blog!

Dedinhos Nervosos disse...

Dos vídeos eu não gosto, mas adoro ver fotos de viagens. É sempre bom "viajar junto" e descobrir se o lugar tem a minha cara. QUem sabe eu não vou tb?
Bjos!

Alexandre Silva disse...

Álbum de fotos é coisa dos tempos da vovó. Agora existe só o álbum de fotos do orkut... que convenhamos, é mais torra saco que nunca, hehehe
E sempre tem aquele da viagem pra Guarapari, Porto Seguro ou Cabo Frio com a legenda: "Eu Mi, Li, Pri, Di, Du e Lê na Praia...miguxas S2"....
Haja paciência... :P
Ver fotos antigonas é legal, geralmente a gente tá com uma cara de quiabo danada. Impressionante como as coisas mudam
Agora, em questão de chatice, ninguém ganha de vídeo de casamento!! Putz, me chama pra pular da ponte mas ñ me chama pra ver vídeo de casamento...
Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com