segunda-feira, 2 de maio de 2016

Olimpíadas – a civilidade do combate

Jogos surgiram como metáfora da guerra. Na antiguidade, provávamos que éramos superiores ao outro matando, saqueando e violentando suas mulheres. Em determinado ponto, os gregos, que eram os mais cabeças da época, acharam que esse negócio não estava legal e que estava perdendo a graça. Criaram as Olimpíadas.
Nesse momento, paravam as guerras, as disputas sangrentas, dava-se recesso ao poder judiciário, ao legislativo e os homens disputavam quem jogava um dardo mais longe, quem corria mais, quem pulava mais alto, quem aguentava mais tempo correndo, quem lutava fisicamente melhor, quem era mais forte. Afinal, essas eram habilidades imprescindíveis para os guerreiros.
No fundo, era uma maneira de dizer: "Ó, faz graça com a gente não que neguim aqui corre para caramba, é bom de mira, briga bem e ainda acerta um pedrulho longe para caramba..." Uma sutil intimidação.Mas faltava sangue nisso tudo e a população, superado o período de novidade, enjoou dos jogos e voltou a guerrear.Foi aí que, mais de 15 séculos depois, o Barão de Coubertain, observou que a Europa era o lugar ideal para trazer a idéia dos gregos à tona. Resolveu ressuscitar a tradição na era moderna e relançou as Olimpíadas, mas dessa vez com patrocínio e cobertura de imprensa.O ser humano trouxe de volta a disputa saudável e ainda inseriu outras modalidades como a marcha atlética, aqueles cara que caminham rapidinho com as pernas juntinhas meio que rebolando... Não consigo imaginar em que isso torna um exército mais forte ou respeitado. Mas tudo bem... é invenção moderna.Se bem que imagino que a marcha atlética era uma maneira estratégica de matar os inimigos de rir. Os soldados vinham naquele passinho de perna presa e, quando chegavam ao local, paravam, colocavam a mão na cintura e diziam:- Aí gente, tô acabada, biba!Os inimigos não entendiam nada e eram atingidos por petecas (badmington)... Outra modalidade que me deixa intrigado que graça tem e que sentido faz. Mas enfim,...O espírito Olímpico é isso, fazemos uso de nossa civilidade ao comprovar, sem usar sangue, que somos mais fortes, mais ágeis, mais resistentes... e até mais fresquinhos, leves e faceiros, por que não?Quem foi que disse que isso é defeito?
Em tempo:
Acho marcha atlética um negócio muito esquisito... Parece que um cara chegou e gritou: Gente, se joga! liquidação de necessaire e pochette cor de rosa...! Corre!

36 comentários:

Lilian Devlin disse...

Caramba,Marcelo,essa é a melhor definição de marcha atlética que já li! É uma coisa prá lá de esquisita mesmo e me dá a maior aflição ver. Não dá vontade de dar uma empurradinha nos corredores ou gritar: vamo lá gente,vamo correr direito!
E, poxa, muitíssimo obrigada pela visita, pelo seu comentário carinhoso sobre o meu TOC( que, vem cá, nem dá prá chamar de "transtorno", né? digamos, que seja uma saudável mania!).
E quanto ao "meu" espermatozóide azul, com cara de radioativo,preciso confessar que a escolha foi proposital, já que as cores combinavam com a do meu blog! rsrs frescurinha de mulher, né? rsrs Se você visse as outras fotos que eu achei, ia concordar que, mesmo estranho, esse era o mais bonitinho!!
Um ótimo fim de semana para vc e sua família!
Abração,

Anônimo disse...

puxa nao sabia como tinha surgido as olimpiadas, desse negocio de guerra e tal
legal

e marcha atletica é bem estranho mesmo hehehe

abraços

http://blogaragem.blogspot.com

Anônimo disse...

Me lembrou as aulas de história no colégio hehe. Só que um pouquinho mais bem humorada.

Elimar Renner disse...

Muito bom. É exatamente isso mesmo. Ainda bem que hoje, ao invés de competirmos em guerra, competimos nos esportes. xD

Consultor Previdenciário disse...

Muito boa sua história dos jogos olímpicos.
Vim conhecer seu blog e agradecer a visita e comentário deixado no meu.
Volte sempre.

Alexandre Silva disse...

kkkk, tava comentando isso ontem mesmo com meu pai, assistindo a prova da Marcha Atlética...pô, que troço esquisito esse!
Seria mais interessante se as diferenças fossem resolvidas no esporte e não na guerra, Mas trazendo pro cenário brasileiro... nós estaríamos f*** do msm jeito, hehehehe...já que aqui ñ tem nem Marcha Atlética nem Badmington. Só se nosso "exército" começasse a chutar bolas em direção ao inimigo
Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com

Anônimo disse...

Ate que fim. eu tentei abrir essa caixa uns 10 vezes, sem onda.
Que estress...enfim,eu adorei esse seu post, vicou foda (no bom sentido)é isso, fazemos uso de nossa civilidade ao comprovar, sem usar sangue, que somos mais fortes, mais ágeis, mais resistentes... e até mais fresquinhos, leves e faceiros, por que não?

ROBINSON ROGÉRIO disse...

mto bom post,afinal eu sabia q as olimpiadas tinham começado na g´recia mas não sabia o pq q surgiu

parabéns

ah,mto boa a tua idéia de ter uma foto do pinochet na sala do diabo.kkkkkkk

tô de post novo,d~e uma passadinha lá

http://robirobinson.blogspot.com/

(Didixy) Conquistadores disse...

Realmente é rídiculo né ve aqueles caras correndo. Nem mulher merecia participar disso. Sem preconceitos, mas é ridiculo.

Anônimo disse...

Ainda bem que as Olímpiadas hoje em dia é uma disputa saudável. Por que pelo que o Brasil está apresentando seriamos um povo fraquinho....

Quanto a marcha atlética, ele correm daquele jeio porque pela regra não podem tirar os dois pés do chão em momento algum. Ou seja, eles devem sempre estar em contato com o chão.

fui....

Douglas Lopes disse...

valew por comentar no meu blog, escuta eh deste blog que vc se refere estar com problemas no RSS? Recebo essa msg ao tentar cadastrar nos teus feeds "O Firefox detectou que o servidor está redirecionando o pedido para este endereço de um modo que impede a sua conclusão."

Já tentou ver no painel do teu blog, em configurações > site feed > URL de redirecionamento de feed?

Se existir algum endereço aqui remove e salva, pode ser esse o problema. Abraços!

Me prestigie com sua visita =]
http://recomendandosites.blogspot.com/



-----------------------------------------------------
Se você precisa de um discador super rápido, estável,que não caia toda hora e que além disso lhe dê muitos prêmios, então vc precisa conhecer o CresceNet

Mais detalhes em:

www.cresce.net/site/home.asp?id=253013
ou
www.douglaslopes.20.01.zip.net

Unknown disse...

"s soldados vinham naquele passinho de perna presa e, quando chegavam ao local, paravam, colocavam a mão na cintura e diziam:
- Aí gente, tô acabada, biba!"

Hahahaha, texto muito bom cara... Bem escrito e td. Ta de parabéns =)

Abração

Alcolyte
http://blogataverna.blogspot.com

blog disse...

Vc é bom.

Liquidação de necessaire é duca.
òtimo.

Teo (Alcolyte) disse...

"s soldados vinham naquele passinho de perna presa e, quando chegavam ao local, paravam, colocavam a mão na cintura e diziam:
- Aí gente, tô acabada, biba!"

Hahahaha, muito bom! Curti muito, ta show de bola. Texto bem escrito e td. Parabéns! =)

Abração

Alcolyte
http://blogataverna.blogspot.com

Nathállia Motta disse...

Pois é não foi só você que nunca tinha ouvido falar dele várias pessoas também não, mas agora as pessoas vão conhecer ele César Cielo!

ótimo blog gostei bastante =)

Gabriela disse...

Poxa! Seus textos são tão bons e gostosos de ler. Não sei se já te disse isso em algum outro comentário. Acho que na sua forma de escrever tem ago de "leve e faceiro" (rs).
Sobre o assunto: eu gosto da marcha atlética, adoro acompanhar as Olimpíadas, acho que é um momento em que a gente esquece um pouco a fome do mundo (a maior guerra na minha opinião). Entretanto, a liquidação da necessaira foi demais. Aliás, vc sabe ser demais em seus textos.

Abraço.

Marcos Costa Melo disse...

Parece que o Richarlysson queria representar o Brasil na marcha, mas o Muricy não liberou.

abs

Leonardo disse...

muito bom o texto...
eu adoro as olimpiadas , pena que essa praticamente só passa de madrugada...

Cintia Pereira dos S. Machado disse...

Acho uma pena que atualmente o espírito olímpico tenha sido substituído muitas vezes pelo econômico.

Em tempo, também acho a marcha atlética meio esquisita.

Anônimo disse...

CARACA!!! Você é a melhor pessoa que eu já conheci na minha vida, sérinho, conclui que não existe pessoa melhor do que você depois que eu li esse trecho:
"Os soldados vinham naquele passinho de perna presa e, quando chegavam ao local, paravam, colocavam a mão na cintura e diziam:
- Aí gente, tô acabada, biba!"

e ainda mais com esse final espetacular:
Parece que um cara chegou e gritou: Gente, liquidação de necessaire e pochette cor de rosa...! Corre!

melhor post que já li na minha vida rsrsrsrs

Veiga disse...

eh uma viadagem sem tamanho!!

Nataly Penoff disse...

Primeiro:
Um texto bem pontuado, bem estruturado, uma cronologia muito bem desenvolvida, linha de raciocinio perfeita, um sutil porem engraçadissimo de irnonia na analixe dos fatos e uma clara mostra de pesquisa prévia. Sem contar que a idéia é orginal.
Segundo:
Li o texto anterior, por curiosidade e para uma melhor analise, e achei absolutamente criativo e igualmente bem escrito (com um toque de modernismo na escrituração que me deixou encantada).
Terceiro:
Eu ri muito.

Parabens pelo blog todo.

Siddhartha disse...

"Nesse momento, paravam as guerras, as disputas sangrentas"

Chegamos no século XXI e os senhores da guerra não respeitam esse preceito básico...

Guerra no Iraque, Rússia x Gerogia, Afeganistão, Países da África.

Estamos avançando ou retrocedendo?

Parabéns pelo blog. Muito bom mesmo.

Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Arcgis, GIS, Geoprocessing, Remote Sensing,
Meio Ambiente Hoje, Consultoria, SEO, Camping, Viagem, Acampamento, Acampar

Edu França disse...

Adorei, deleciosa a forma como vc ironiza, é fino e elegante!

Como professor penso que vc vai se interessar num Trava Língua que fiz é a penúltima postagem. Abraços

Danilo disse...

Uma das imagens mais cômicas da minha infância foi a primeira vez que ví uma competição de marcha atlética. Imagino que a razão dela exsitir seja a mesma que você escreveu!

=D

Tiago Duarte disse...

Execelente ponto de vista, bem humorado e informativo!!

"Acho marcha atlética um negócio muito esquisito... Parece que um cara chegou e gritou: Gente, liquidação de necessaire e pochette cor de rosa...! Corre!" por Marcelo.

http://informacoestecnologicas.blogspot.com

Silvana Persan disse...

rapaz, aquele andarzinho da marcha atlética é realmente estranho, mas pelo menos do meu ponto de vista, podeser algo bem interessante. na próxima prova de marcha atlética masculina que vc vir, repare que certa parte da anatomia masculina acaba ficando em evidência. talvez esteja aí sua origem histórica, os homens, pelo menos geralmente, criam uma relação de tamanho com virilidade, poder, superioridade, etc...

bjs

Douglas Lopes disse...

Juro que dei uma pesquisada mas nunca vi ninguém com esse problema de RSS. Em um fórum o cara até reclamou da pane mas disse que voltou ao normal depois de uns dias.

Acredito que um novo blog resolveria o problema mas da trabalho né fazer a mudança.

Tb tenho um cd de linux para dar boot por CD, são úteis para algumas tarefas, principalmente particionar o hd e fazer alguns reparos mas não sou mto fã por causa dos programas, me acostumei com os do windows e estranho a versão "genérica" do pingüin.

Espero que encontre uma solução pros teus feeds, eles são importantes pros leitores acompanharem teu blog, sempre ajuda a manter os visitantes fiéis.

Abração

Se for possível, me prestigie com sua visita também =]
http://recomendandosites.blogspot.com/



-----------------------------------------------------
Se você precisa de um discador super rápido, estável,que não caia toda hora e que além disso lhe dê muitos prêmios, então vc precisa conhecer o CresceNet

Mais detalhes em:

www.cresce.net/site/home.asp?id=253013
ou
www.douglaslopes.20.01.zip.net

Anônimo disse...

ótimo, rsrsrrs.

As olimpíadas cumpria um papel na sociedade grega. Hoje, apenas de haver ainda o romantismo do amador disputando uma medalha, a coisa se profissionalizou. Tornou-se um evento político, econômico e marketeiro.

Erich Pontoldio disse...

hahahahahahahaah ... liquidação de necessaire ??? ótima...!!!

Tem cada esporte que só por Deus né.
Tenis de mesa ??? o que aconteceu com o bom e velho PING PONG ?

Anônimo disse...

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
E o nado sincronizado? Serviria na guerra para que objetivo?

Impasse Livre disse...

Legal esse lance da olimpiada, instrutivo e ao mesmo tempodesafiante voc� imaginar a cria�o de algo t�o grandioso apenas para fomentar a paz...o que seria o ser humano nessa ep�ca?escravo da guerra ou senhor de batalhas que lutava pelo progresso a qualquer custo? por isso estamos no ponto de hoje, sem ter para onde expandir, matando uns aos outros mesmo no periodo da olimpiada...vide a georgia...rs...coerente e coeso o post.. uma aula!

Anônimo disse...

ai que medo to teu espírito olímpico
ainda vejo a olimpíada como algo puro e legal, q tomo confraterniza e tals, mas nao coloco no meu perfil do orkut pq aí já é demais! rsrsrsrs
huaahuahuahua
valew a visita e o link!
vou linkar o teu tb, pq é super maneiro

Anônimo disse...

realmente. marcha atlética veio de onde ein?

Unknown disse...

kkkkk.... muito bom! acho que vou ler pros meus alunos. tem que ser cultura descontraída para que assimilem.

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Marcelo!

Os meios de comunicação a tratam como a menina dos olhos da cobertura jornalística de grande porte: a Olimpíada. Todo mundo fala, discute, comenta, mas ainda tem gente que detesta e fica doido para acabar logo...rs

Saber não ocupa espaço. Até melhora o espaço...rs...e vc trouxe informações importantes de forma descontraída e bem humorada. Tb não entendo a marcha atlética...acho vexatória, pra não dizer outra coisa...rs....mas se é esporte, temos que respeitar. Ora, tem gente que vive disso...hehehe

Abraço,

=]
__________________________
http://cafecomnoticias.blogspot.com