quarta-feira, 21 de maio de 2014

Eu estou só curtindo sua foto

As redes sociais criaram um código novo. Compartilhar, curtir, postar...exibir sua vida pessoal, o que se come, aonde se vai, o que se faz, o que se pensa. Ainda que ninguém tenha perguntado sobre sua opinião, as pessoas são compelidas a dizer o que acham. Discussões no Facebook se espalham e surgem apelidos como coxinha para todo aquele que não ecoa e reproduz em eco o pensamento obrigatório de esquerda, o atual politicamente correto da moda. O politicamente correto é ditatorial e autoritário.
Mas o que me chamou a atenção outro dia foi o “curtir”. Uma aluna comentou com um ar de “sei lá” que certa pessoa sempre curtia todas as suas fotos. Huummm. Concluiu. Fique pensando que talvez estejamos diante de um novo código. Curtir pode significar “estou a fim de você”. Parei e pensei que devo ter mais cuidado ao curtir uma foto.
Basicamente, eu pelo menos, curto uma foto porque acho a foto bonita bem tirada, porque acho que a pessoa ficou bonita na foto, porque sinto que é importante aquela foto para a pessoa e é uma maneira de dizer que sou solidário a ela. Curto porque acho engraçado, porque concordo com a imagem, porque.. enfim, porque achei bacana. Nunca me passou, vou curtir essa foto para deixar subentendido que quero dar uns pegas nessa mulher. Não creio que essa seja a maneira mais eficiente de se dizer isso.

Agora, quando curtir uma postagem saiba que o seu curtir pode significar de tudo um pouco. Até mesmo nada de mais.  

Nenhum comentário: