quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Dúvidas, certezas e outras dúvidas...

Quando somos jovens, trazemos conosco a certeza de que aquela menina linda e supersensual da escola não sai com a gente só porque não temos carro, não temos dinheiro, não temos condição de levá-la a um local que preste para comer algo e bater papo. O tempo é sábio e nos traz a consciência de que tudo aquilo que pensávamos, no fundo, era verdade. A maturidade nos faz perceber que, se fôssemos mulher e nos olhássemos naquelas circunstâncias, também não teríamos razão nenhuma para sair com a gente. E não venha com o papo de riqueza interior. Imagina:

-
A conta é de 65 reais. Apresenta o garçom.
-
Olha seu garçom, dinheiro eu não tenho, mas sou uma pessoa excelente, de caráter, honesta, sincera... espero que o senhor leve isso em conta. Ou melhor.. leve à conta isso.

E a história terminaria com seu pai o pegando na delegacia. O silêncio no carro de volta para casa vai traduzindo a vontade que seu pai tem de estrangulá-lo por causa da vergonha que o fez passar.
O caso é que achamos que, quando formos adultos tudo vai melhorar, mas não sabemos que , quando chegarmos a idade adulta, passaremos a achar que tempo de bom era a adolescência e que tudo não mudou muito, vantagens e desvantagens foram substituídas.
Aos 16, achamos que ninguém nos entende e que o mundo não é justo. Quando adultos, temos certeza disso. O mais legal é que, aos 16, não se imagina como essa certeza é confortante.
Quando somos
teens, os pais pagam nossas contas e achamos que não fazem mais do que sua obrigação, quando adultos, pagamos nossas contas e os credores têm a certeza de que não fazemos mais do que nossa obrigação. Porque, de fato, não o fazemos mesmo.
Aos 18, temos a certeza de que vamos mudar o mundo nem que seja à porrada. Aos 40, descobrimos que o mundo nos deu tanta porrada que nós mudamos.
Passamos a vida substituindo dúvidas por certezas e estas por outras dúvidas... a graça da coisa está aí. Pelo menos, é o que acho até agora... Mas por hora, deixo aberta essa certeza para substitui-las por algumas dúvidas... amanhã

3 comentários:

Eduardo Montanari disse...

Acho que desde sempre, desde que somos apenas crianças, já percebemos algumas verdades da vida, mesmo que não consigamos colocar nada em palavras ou organizar os pensamentos, mas já sentimos que algumas coisas jamais irão se encaixar.

Adiel disse...

Depois de algum tempo levando porradas da vida, acho que a única certeza que temos são as dúvidas.

Segredos disse...

As responsabilidades pesam muito e muito mesmo... queria voltar aos 16, mas não faria nada diferente, eu acho que até aproveitei bem.. rsrs
Amei este texto...

ellenfigueira.com