quarta-feira, 11 de abril de 2012

Paradoxo da prepotência - o contrassenso


Não sei de onde alguns profissionais de saúde tiram tanta arrogância e prepotência. Outro dia eu lia um fórum sobre tratamentos de cálculos biliares (pedra na vesícula) e lá pela tantas, alguém que se identificava como "médico" disse que não havia jeito senão a cirurgia e que a única pessoa capaz de saber o que era bom para a saúde da pessoa era o médico. Ou seja, creia em mim, pois eu sou a verdade e a luz e aquele que crê em mim viverá para sempre...
O fato é que havia dezenas (talvez centenas..) de depoimentos de melhora com tratamentos a base de fitoterápicos (remédios de plantas) que eram completamente desmerecidos pelo argumento cartesiano do referido profissional. Pode haver mil depoimentos a favor, mas, se a ciência (dele) não endossar, os fatos não existem. Era tudo fruto da imaginação daquelas pessoas. Dezenas e centenas de desequilibrados mentais que deliravam com uma cura imaginaria que iludia até outros médicos como ele.
O cara nem tentou uma evasiva do tipo: olha, eu não conheço casos comprovados ou ainda nunca li um estudo sério sobre isso... Não. Foi taxativo. Só existe verdade na ciência (dele) e ele era o representante oficial. 
Aprendi com o tempo que essas posturas é que são pouco confiáveis. Nego antes de qualquer coisa, pois contraria o que prego. Logo, se não é a minha verdade, está errado. Há uma confusão de posições aqui. Isso não é ciência, é dogma e dogma é a base da fé, um contrassenso no mundo científico.


4 comentários:

Unknown disse...

Essa elite de iluminados intocáveis é uma das que mais me irrita. Como perco a razão ao falar dela, vou limitar-me a dizer que concordo totalmente com o teu texto.

Abraços

desafio disse...

Eu acho que dependendo da situacao cirurgia so em ultimo caso os outros tratamentos mesmo que sejam pouco conhecidos pela maioria dos medicos e nem muita certeza de que vao funcionar ou nao sao sempre bem vindos se nao for algo que possa prejudicar VALE TENTAR de tudo antes de deitar numa mesa de cirurgia afinal e a sua saude em jogo

Pura Emoção! disse...

Exatamente isso! Já questionei médicos que ficaram irritados! rsrsr! Parabéns pelo blog! Conteúdo muito bem elaborado com entendimento direto e simples! :)

Clarissa Mieko disse...

Excelente texto... de fato... eu que o diga... ouvi um dos"coleguinhas" desse médico dizer coisa parecida a respeito de um problema no meu tornozelo...tsc tsc... ainda bem que ele é que estava enganado...