sábado, 14 de maio de 2011

Ter nome estranho é estranho

Se ter nome estranho, não deixa de ser estranho ter nome normal escrito de forma estranha. Explico. Na minha profissão, lido com listas de nomes  diferentes a cada semestre. Vejo nomes os mais esdrúxulos possíveis e fico pensando como deve ser passar a vida inteira ouvindo as pessoas dizerem “hã?” depois de ouvirem seus nomes.  Além de ter que ouvir as comparações mais bizarras possíveis do seu nome com alguma coisa.
- Como você se chama? 
- Danone. 
- hã? Igual ao iogurte?

- Qual é o seu nome?
- Exaustor.
- Hã? Exaustor igual ao da cozinha.
- Não. Aquilo é exaustor. Eu sou egzáustor.
- hã.

Aí você pensa: deve ter sido gravidez indesejada. Ninguém coloca um nome desse por inspiração em um filho. Mas de lista de nomes esquisitos o mundo está cheio. O que me chama a atenção atualmente são os nomes básicos que as pessoas complicam só para parecer esquisito. Acho que isso vem de uma necessidade absurda de ser diferente. O que também cria um constrangimento para o cara passar a vida toda explicando como que se escreve o nome dele.
- Como é o seu nome?
- Ana. Mas, por favor, com dois N e H no fim.

- Como você se chama?
- Claudio com K, dois L e Y.

Caramba!!!
Meus dois filhos se chamam Daniel e Bruno. Pensei em nomes bem simples para não gerar quase possibilidade nenhuma de estragar o nome dos meninos e forçá-los a passarem a vida toda tendo que explicar como se escrevem seus nomes.
Cuidado apropriado já que a mãe chama Camilla com dois L.

11 comentários:

Eduardo Montanari disse...

Pois é, conheci um sujeito aqui da cidade que se chamava Flamarion. O filho dele tinha o mesmo nome e era chamado de Flazinho.
Eu sempre me pergunto o que está se passando na cabeça dos pais nessa hora.

Cellia Mel disse...

Super complicado, a cada dia conhecemos alguém com um nome pior que o outro.

Cla disse...

Batman Bin Superman esse eu nunca tinha visto, mas o que não falta é nome estranho eu no meu trabalho vejo tantos nomes complicados e diferentes que as vezes eu não acredito rsrs...
Adorei o post beijo!

Júlio [Ebrael] disse...

Prefiro mesmo um nome estranho escrito de forma simples do que um simples escrito de forma diferente.

Nome diferente, eu disse, nome de pessoas mesmo, nomes estrangeiros, por exemplo.

É triste um caso como desses do artigo!

QUANDO TUDO PARECIA IMPOSSIVEL disse...

Eu me chamo alcenir e conheci diversas pessoas com o mesmo nome, sendo que masculino. Minha mãe ia colocar Elaine, mas a minha tia, tinha uma amiga que a filha se chamava alcenir e ela por sua vez quis homenage-a-la. Resultado, coloclou o meu nome igualzinho.Minha mãe por sua vez acatou a sugestão. É mole. A filha não era dela e ela se intrometeu. Eu morria de vergonha do meu nome.Quando aquele politico ficou envolvido com as bicicletas ai que eu ficava irritada, pq me perguntavam assim. Vc é alcenir das bicicletas??? Mas já passou, já estou com 53 anos e fazer o quê?? Mas os pais tem que ter cuidado para não deixar os filhos vulneráveis, ainda mais naépoca de hoje com esse tal de bulling nas escolas.

livia disse...

em Portugal existe uma lista nos cartorios, para registrar a criança o nome deve constar da lista, senao nada feito. Os portugueses querem preservar a cultura dando nomes tradicionais. aqui deveria ter essa lei, pq Ô povinho louco. aqui no nordeste tem cada nome, a cantora de uma famosa banda local se chama Solanja, tenho uma amiga Ossilande. E por ai vai...

Mary Miranda disse...

Estranhos mesmo, nomes estranhos, Marcelo... rsrsrs

A minha pergunta é sempre sobre o porquê dos pais colcocarem nomes estranhos nos filhos!
Mas se não for pejorativo, tudo é válido!

Abraços,
Mary:)

Unknown disse...

Eu acho que trocar o nome deveria ser algo simples de se fazer, pelo menos por uma vez durante a vida. Isso daria chance a quem tem um nome horrível de colocar outro do seu agrado. Não acho justo que tenhamos de viver a vida toda com um nome escolhido por outras pessoas.

sacodefilo disse...

É verdade, Leila. Eu nunca havia pensado nisso e acho que deveria ser um direito constitucional isso de trocar de nome pelo menos uma vez. Sendo estranho ou não o nome.
Abs

jhunnyorcruz disse...

tenho um vizinho que se chama Ambrosiliano.Diz ai,bem estranho não?.

Unknown disse...

Trabalhei em um escritório de advocacia... jesus cada nome....mas concordo com você para que complicar um nome, pra que enfiar 2 L ou um y no lugar do i. tenho uma prima que se chama Karollayne, quando perguntam o nome dela ..ela diz que é Carol e se precisa para registrar algo ela nem fala já entrega o documento, de que adiantou dificultar ....abraços...