sábado, 24 de abril de 2010

Sou carne, osso, dúvidas e ignorância

Ignorar, em sua origem, significa não saber, desconhecer, (i – prefixo de negação mais o radical “gnos” que quer dizer conhecimento). Logo, ser ignorante é não conhecer é  admitir que entre tudo que sabemos, esse tudo ainda é nada, ou muito pouco. Gosto de sentir a minha ignorância quando contemplo questões como a criação do universo, de onde viemos, para onde vamos... enfim, não sei. 
Viemos de uma explosão ou de uma homem, uma mulher e uma cobra falante num jardim do qual foram expulsos porque tiveram a dúvida e ousaram alguma coisa... Definitivamente, não sei. Acabamos quando morremos ou há uma continuidade. Não sei.. espero que haja, mas se não houver, não vou viver para conferir. Haverá um juízo final para quem não pagou as contas com Deus (sic) em vida, ou o juízo é uma ideia que vem de gente sem juízo, afinal. Não sei.
Sou completamente ignorante e nenhuma das respostas que me foram dadas me vestem como uma luva. Todas me trouxeram mais dúvidas do que certezas. Sou profundamente (e admito) ignorante e na ignorância tento encontrar a humildade e a dúvida, condição imprescindível para a evolução que, como se faz ao certo eu não sei, mas muito provavelmente, não é com certezas.

Enquanto for assim, me recuso por questões éticas e morais, negar ou afirmar qualquer coisa.

6 comentários:

Evandro Varella disse...

Marcelo,
Quem dera fosse dado aos mortais o benefício de saber de onde viemos e para onde vamos.
O que talvez nos alente, é que com o passar dos anos, ciência e religião cheguem a um consenso.
Abraços

Keila Bergone disse...

Marcelo,
somos extremamente ignorantes em relação ao futuro,só Deus sabe como será.Ele é o único que nos entende pois apenas o Criador pde entender a sua criação(nós).

Keila Bergone disse...

Marcelo,
somos extremamente ignorantes em relação ao futuro,só Deus sabe como será.Ele é o único que nos entende pois apenas o Criador pde entender a sua criação(nós).

Mulher de Fases disse...

Marcelo,
Passo a vc o premio dardos, que me foi concedido e devo repassá-lo a mais 15 blogs.Pelos seus ótimos textos é um dos meus favorito.Sinta-se agraciado com o selo.
Abços

Rosangela Ataide disse...

Professor, meu filho de 10 anos me disse que não entende o sentido de tudo isso e me perguntou, qual era: Por estamos aqui? O que Deus quer de nós e para que?
Fiquei com cara de tacho, mas não quis que ele notasse minha ignorancia e disse: Acredite sempre na existencia de Deus e tenha certeza que com o passar dos anos ele lhe mostrará o proposito que tem para sua vida. Ele retrucou: Ele ja te mostrou o proposito da sua vida?
???
Aff, dessa eu poderia escapar. Mas não escapei e tive que admitir minha estupidez. Não sei... não ainda.
Ah, professor essas crianças!!
Grande abraço!

Jairo Cerqueira disse...

Perfeito pensar. Perceber-se ignorando algo, e inquietar-se, é de suma importância para o nosso viver filosófico.
Blz de texto!
Legal o seu espaço literário.