quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Um golpe de internet - não é piada, é sério

Não existem mais bandidos como antigamente. Recebi um e-mail de fraude outro dia, um daqueles que diz que você tem um débito na receita federal e, sinceramente, fiquei decepcionado. A baixa qualidade no sistema educacional brasileiro já afeta nossos bandidos de internet que comentem crimes contra a ordem e contra a Língua Portuguesa. Esperava-se que os bandidos de internet tivessem um nível cultural melhor, mas fiquei assombrado com mais um e-mail cheio erros de Português. Não me contive, devolvi-o ao golpista com as devidas correções e com uma bibliografia complementar para melhorar sua escrita.

Ainda não obtive resposta...



  1. Suspensão é escrito com S, pois vem do verbo suspender e, normalmente, palavras derivadas de verbos em –DER geram substantivos em S (Por exemplo, Ascender - ascenSão / Proceder - procesSo / Conceder - concesSão / Ceder - cesSão...). Senhor bandido, suspensão não se escreve com Ç, por favor, revise seu texto.
  2. Acento grave indicativo da crase antes de verbo não existe. A crase é o fenômeno de junção entre uma preposição (a) e um artigo (a). Verbos não recebem artigos antes, pois, primeiramente, se o recebem, tornam-se substantivos por um processo de derivação imprópria. Logo, Senhor bandido, a forma é PROVIDÊNCIAS A TOMAR. (sem acento grave) já que o verbo aqui opera com tal (indicador de evento). Além do mais, se ainda considerássemos a possibilidade de ser um susbtantivo, temos que levarem conta que verbos derivam substantivos masculinos e nunca femininos (o falar, o saber, o dizer...) e, como sabemos, senhor bandido, não há crase antes de palavras masculinas.
  3. Senhor bandido, entendi o seu problema de regência (crase) e de ortografia, mas quero acrescentar que o senhor deve prestar atenção às orações adverbiais antecipadas (no caso, uma adverbial condicional), pois elas sempre pedem vírgulas que as separe das orações principais. Ex. Se não funcionar, clique aqui...

    É por isso que o cara virou bandido... a culpa é da educação.

17 comentários:

Anônimo disse...

veja só!!! encontrei mais uma forma pra tentar desmoralizar os fraudadores que me enchem o saco na net. se o cara não receber vc pode, ao menos, permanecer de alma lavada por um tempo. ótimo!!! bj.

Unknown disse...

tche- se eles fossem "cultos e preparados" seriam politicos e seriam muito mais perigosos - eu recebi um da CEF e me mijei de rir - deixa eles- pelos menos nao estao concorrendo a cargos eletivos.

Anônimo disse...

O lado positivo da história é que o fato rendeu uma belíssima aula de português.

Parabéns pelas explicações!

Anônimo disse...

Eu acho, Marcelo, que essa falta de habilidade de persuadir e construir um discurso convincente é a nossa salvação nesses tipos de golpe. Por mais que eles tentem simular com exatidão o padrão visual, as cores e tudo mais, o texto em si é claramente mal feito.

Imagino que haverá uma sofisticação com o decorrer do tempo, o que nos preocupa. Mas por enquanto, ficamos apenas na tentação de analisar o discurso mal formulado desses pilantras. Daria uma boa tese esse assunto.

Um abraço.

Trevo sem Folhas disse...

É o erro foi apurado no dia 30 de Novembro, mas a falta de conhecimento persiste...fazer o q? Até o Presidente apresenta esse problema tão agravante q se estende a todas a classes sociais

Anônimo disse...

Os caras já dão um duro danado, têm de ficar elaborando a cada dia um novo golpe, não podem perder tempo com estas "coisinhas", afinal eles sabem que a clientela deles estão abaixo deste nível. Ai vêm você e fica corrigindo os coitados, eles não tem culpa não, é tudo culpa do governo que não investe na educação. Dá um desconto, eles podiam até estarem roubando e matando.

Caio Rudá de Oliveira disse...

Não sei se dou risada ou choro...

O fato é que até pra ser bandido você tem que estar preparado. E sabe o que é pior: tem gente que ainda cai nessas.

Esse post vai para as pessoas que acham que bom português é coisa somente para professor.

Em tempo: "senhor bandido" foi ótimo...

Anônimo disse...

que continue tentando, errando e gerando novas aulas de português com estas, só não desejo que alguém caia no golpe....

Erich Pontoldio disse...

Caracas...nunca percebi os erros até pq eu nunca abro estes e-mails.

Anônimo disse...

Ainda bem que você agiu com humor, há pessoas que nem leem e já vão clicando.

Unknown disse...

Mãos pru arto ixto é assarto.
abraços

Anônimo disse...

Se considerarmos que a maioria dos navegantes é composta por ignorantes, então a precisão do golpe pode ser mais alta do que parece. Ainda mais com a popularização da internet, qualquer amostragem tende a conter mais alvos. Falta que faz a educação, tanto para evitar a criação de bandidos (de qualquer tipo), quanto para manter um bom nível de cultura.

Ellen Regina - facetasdemim disse...

Puxa, Marcelo!

O pior é que nem dá para tomar o português como base para saber se é um golpe ou não. Mesmo alguns sites oficiais têm problemas seríssimos com a nossa língua.

Quanto à crase, ai ai ai... Será q há apenas um indivíduo [q não seja o Bechara], q saiba usá-la sem vacilo em todos os seus momentos?

Sinto q crase, regência e pontuação são as maiores dificuldades dos brasileiros e embora alguns consigam ter boa desenvoltura com a gramática a verdade é que às vezes nem os próprios gramáticos chegam a um acordo entre si.

Anônimo disse...

Texto interessante. Seu link foi adicionado ao Fleex

Deus sobre todas as coisas. disse...

parabéns professor!! li até o fim como se fosse uma aula online (estou precisando) hehe

parabéns pelo blog, voltarei mais vezes!

desculpe-me pelos erros, a culpa e´do sistema! rsrs...

Homenzinho de Barba Mal feita disse...

Eu fico imaginado a cara de pastel que do bandido, depois que leu isso...rs

Saulo Prado disse...

Bem eu não sei, se a culpa é do sistema ou minha mesmo, mais o fato é que eu sou um fracasso
Na escrita portuguesa, não sei nada das regras e erro bastante as palavras, concordância e etc.
Até que isto não seria um caos em minha vida, se não fosse o fato de que adoro escrever, por isto em meu blog tento fazer poesias, para ficar um pouco mais livre das regras gramaticais, mais te confesso que recuo ao Word para tentar errar menos.
Como percebi que você é um entendedor do assunto; quero te pedir dica para escrever melhor mais não vem me mandar ler não; pois, eu já leio o bastante e não tem resolvido muito o meu problema.
Obrigado pela atenção, e me desculpe pelos erros ortográficos.

saulopradojti@hotmail.com