quarta-feira, 18 de junho de 2008

Esse sedutor Orkut...

Não adianta me convidar para o myspace, GAZZAG, HI5... sei lá. Sinto um Q de lealdade ao Orkut. Afinal, foi ele que nós ensinou compartilhar informações com amigos via scrap, expressar nossos gostos e expectativas, encontrarmos pessoas como nós em comunidades, acharmos velhos colegas de escola e, até mesmo, aprendemos a cultuarmos o ócio com a dignidade das comunidades sem sentido (EU RESPIRO ENQUANTO DURMO, EU SOU IRMÃO DO FILHO DO MEU PAI, MEU VIZINHO MORA PERTO DA MINHA CASA...).
É claro que há os pervertidos que em seus momentos de ócio mais absoluto saem pelo Orkut dando bom FDS para Deus e o mundo, mas isso é patológico. Precisa de tratamento médico, não de críticas.
De uns tempos para cá, o Orkut assume tons até de oráculo e coloca mensagens dignas das mais profundas idéias dos livrinhos de bolso: seu dia trará uma grande e feliz descoberta. Sua sorte irá lhe sorrir nesse dia. A vida abrirá novos caminhos para você.
O pessoal do Orkut é tão legal... vi um cara na TV que foi atropelado por uma carreta quando trocava pneu. Matei a charada... esse não checou o seu Orkut hoje. Se o tivesse feito, isso não teria acontecido. É por essas e outras que não passou um dia sem saber o que o Grande Orkut tem reservado para mim.
E as fotos atualizadas dos colegas de perfil. Vez por outra, aparece um monte de fotos de um monte de gente que você nem se lembrava de que tinha adicionado como “amigos”. Aí você pensa; caramba, quem é esse cara? Tudo isso colocado estrategicamente em cima de uma listinha ao estilo das escolas primárias: aniversariante do mês. E, nesse momento, saímos dando um monte de parabéns que se dependesse de nossa memória, nem saberíamos que os camaradas faziam aniversário naquele dia. Olhamos nossa lista. Digitamos em um scrap e saímos distribuindo CRTL+C/CTRL+V para os ilustres, porém desconhecidos aniversariantes.... ”de onde eu conheço esse cara mesmo?” Sei lá. Mas o parabéns me fez sentir uma pessoa melhor... mais atenciosa com o mundo. Graças ao Orkut.
De vez em quando uma alma caridosa enche o nosso scrap com mensagens de paz e amor que eles insistem em dizer que lembraram de você quando a viram, mas não dizem que lembraram dos outros 976 perfis adicionados como amigos dele/a também.
Aos mais sacanas, sempre deixam um scrap de uma moça (até bonitinha) que faz de tudo na frente de uma webcam ou que o namorado malvado divulgou as fotos deles transando e ela se encarrega de alardear. Ah... quase esqueci da festa do BBB que a Globo não mostrou. Mas o Orkut está lá para mostrar tudo.
E aqueles scraps com letrinhas que formam uma imagem... que doçura! O colega de perfil te mandou (você nem lembra quem é o infame), mas o cara lembrou de você junto com os outros 976 perfis dele... Quanta consideração.
Olha, chegou uma mensagem... Ah.. aquele colega bacana que manda mensagem de paz e esperança para você no scrap... Olha anjinhos... poxa, que bom que ele lembrou de mim! De mim e de mais 976 perfis na página dele...
Caramba.. De onde eu conheço esse desgraçado mesmo?!

48 comentários:

Gustavo Ganso disse...

É por isso que eu não dou parabéns para ninguém lá, à exceção dos meus amigos de verdade, claro. TEnho que dizer o mesmo que disse sobre as mensagens de powerpoint, experimente passar uns cinco meses sem receber nenhum recado para você ver...Mas eu mereço, né? Eu sou um monstro que não manda recadinhos, não parabeniza, não entra em comunidades...

Leio,
Não respondo e
passo a te ignorar.

até
Gustavo Ganso

All3X disse...

Vá com calma, deixe o orkut ter seus momentos de redenção...
Sei que às vezes encontro pessoas assim nesse rede, mas tudo bem, tem que relevar. Não podemos ser arrogantes, e além de tudo, devemos continuar a tratar todos com igualdade.
Valeu cara, agora tenho que ir, ainda tenho 975 scraps a mandar...rs
All3X

Carlos Cruz disse...

hahahahaha!


por falar nisso, seu niver tá chegando. prometo não esquecer de deixar um scrap de parabéns, talvez uma mensagem animada. rs.


sorte de hoje: "Você é sempre bem recebido em qualquer grupo." Faltou acrescentar: desde que se comporte e não brigue com os moderadores.


gosto do orkut. conheci, pessoalmente, algumas pessoas (santa redundância, batman!) de lá. alguns ótimos e ilustres escritores anônimos.


ah, ia esquecendo: não precisa gastar horas no ctrl c ctrl v. tem o tal scrap coletivo.

Rodrigo disse...

Enquanto existe uma facilidade muito grande de contato, há também uma superficialidade de interação. Concordo com você! Mas pode ter absoluta certeza que sou excessão ... (acredito que você, também.)

Gostei do que li, bem clean!
Parabéns meu futuro professor,
Ah, convidado a visitar o meu blog ...

Abraços!

Rodrigo disse...

"Quem escreve bem, lê bem."

Bacana o que escreveu ... Vamos garimpar o que de bom ainda existe!

Vou te linkar, fessor. hehehe !

Anônimo disse...

Descreveu exatamente o que acontece... hehehe
Adorei o post.

disse...

Eu, sinceramente, não entendo como conseguimos viver até bem pouco tempo sem o orkut na net...
O que faziamos antes dele??????????
Que delicia receber todos aqueles scraps com glitter. E os que tem som? Sempre que abro o scrapbook toca alguma coisa melosa junto que aquelas letras imensas na mensagem de boa noite...
Meu aniversário passou e me vi obrigada a agradecer 157 scraps de Feliz Aniversário. Mas até que gostei, li coisas bem bonitas e valia a pena responder um por um...
Gosto de perder algum tempinho no orkut. Tenho bons amigos por lá!!!

disse...

Ahhh... obrigada pela dica dos 'goodies'... O meu não tem, buaaaaaaaa!!!
Brincadeirinha...
rsrsrsrs

Flá Romani... disse...

Eu não vivo sem orkut, blog e mail.... não me inagino sem isso hj

adorei o post, adorei o blog

Celso R. Costa (Digo) disse...

Haha! Muito bom a sua análise sobre o cenário atual do orkut Marcelo. Vou te dizer, também sou fiel viu. Nem o Facebook e o MySpace me corrompem. rs

Anônimo disse...

Com certeza não lembraríamos de cabeça os 976 perfis que temos para darmos os parabéns. Acho que sou uma das poucas pessoas que realmente conhece pessoalmente 99% das pessoas adicionadas. As que não conheço pessoalmente, conheço há muito tempo pelo MSN e que me dão uma amizade ótima. Queria tanto que o que o Orkut me mostra na sorte do dia se realizasse, mas pelo menos me resta um pindo de esperança por causa disso, o Orkut me deixa pra cima :)

Carla M. disse...

Eu quase saí de lá tantas vezes... mas aí me lembro da listinha de aniversários é bom...

e acabo ficando.

Unknown disse...

"Kkkk! Legal seu blog! Passa no meu depois!!"


AHahahahhaha, que paiaa!! Então, ou, o orkut meio que abduziu a gnt, ficamos viciados. Tipo, que no Brasil, o orkut é a comunidade de relacionamentos mas usada. A vc pergunt: -Tem MySpace. My o que? Por isso que o orkut tem se popularizado cada vez mais....Mais aff, ninguem merece correntes de net e scraps Ctrl+C/Ctrl+V!


Massa o blog!
Vou favoritar!!!


Abraçãooo!!!

Edu França disse...

Muito bem humorado seu texto, muito verdadeiro e claro, gostei daqui, vou virar freguês

Uriel Gonçalves disse...

e o orkut está sempre melhorando nossa vida tediante ;P

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Marcelo!

O Orkut tem esse ar de sedução por ser o site de relacionamento que possui mais brasileiros. E agora com tantas novidades que ele nos traz ele virou uma agenda social, lá vc fica por dentro dos aniversários dos amigos e do que tá acontecendo com os seus conhecidos, principalmente via foto.

Adorei a sua crônica, viu! Fez-me pensar várias coisas: tem uma amiga minha jornalista que fica mais de duas horas por dia garimpando pauta de comportamento no Orkut. Ela é fera nisso - tira uma pauta melhor do que outra pq entra em várias comunidades e fica teclando com um tanto de gente diferente. Substituindo o ir à campo do jornalista não tão antigo, que ia pra rua para garimpar boas pautas.

Novos hábitos, novas tecnologias.

Abração,

=]
___________________________
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Wander Veroni Maia disse...

O melhor do seu blog é ler os comentários...alguns sabem q vc odeia comentários idiotas e fazem piadinha, outros criam um post parelelo (como eu) para comentar.

Vc garimpou bem os leitores, Marcelo.

Abcs,

=]
_____________________________
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Samy disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu nunca dou meus parabéns orkutianos para ninguém, ou melhor, para algumas pessoas que são exceções, estas eu nunca deixaria de dizer pelo menos que desejo tudo de bom e blá blá blá. Mas o resto é resto, e se é resto não recebe parabéns, e acabousse.

O Orkut tem mania de me elogiar, sempre diz que vou me dar bem nos negócios, que minha imaginação é fértil, que sou capaz de ser líder de um grupo, que sou aquilo ou aquilo outro, acho que isso só tá acontecendo depois que cantei o dono do Orkut que pra entender o que falo precisa passar os bagulhos no Google Tradutor, porque português que é bom ele não sabe, aquele fanfarrão. :@

Eu odeio essas mensagens clichês, odeio essas putinhas que falam o quanto foram arrombadas e o marido gravou, odeio esses gifs animados de cu que fazem um barulhinho irritante ou então piscam quase me deixando cega, odeio o pessoal que insiste em me adicionar, odeio o pessoal que fala mongolices, enfim, só me dou bem com pessoas como eu, aluadas, e quietas, tipo, que não conversa muito, mas quando conversa sempre tem um papo animado, sabe?

Putz! Sou viciadona em Orkut, ou melhor no fake, sempre fazia vários, mas agora me contento com 2 que tenho que pra mim são tudo, são as lembranças que posso ter dos momentos bons que tive durante esse quase 2 anos de fake, bah, tudo de bom. Nele conheci pessoas espetaculares, até me apaixonei. rs
Nunca imaginei que isso iria acontecer, mas aconteceu, e agora meu desejo é conhecer o off do meu amorzinho e ser feliz pra sempre ao lado dele. rs

Falei demais, beijos, tchau, se puder visita meu blogzito: http://metamorphosisandmusic.blogspot.com Tchau de novo, boa noite, e blá blá blá.

blog disse...

Orkut é veneno, mas serve para algumas coisas: reencontrar velhos conhecidos.
E, claro, aos mais vaidosos poder mostrar fotos e dizer que curte Beethoven, Mãe Menininha do Gantois e lasanha de espinafre.

Leonardo Werneck disse...

Já gostei mais do orkut, hoje em dia não gosto tanto, apesar de ter meu profile ativo. Reencontrei amigos, fiz outros muitos, mas a vida acaba exposta, tem pessoas que se alimentam da sua vida, vasculham seu álbum... coisa meio sem privacidade... mas ainda assim não sei me desfazer dele, é como se eu não "existisse" na era digital...

Abraços

Stanley Marques disse...

Excelente texto. A abordagem do tema nem se fala. Você expressou perfeitamente a relação do indivíduo para com este tão seleto site de relacionamentos. Viva o Orkut com suas frases mirabolantes e os avidos de aniversários dos coleguinhas. Muito bom o blogue.

Dê uma passada no meu:
http://www.antologiaracional.com/
parceria?

Sammyra Santana disse...

Orkut... é um vício mesmo... e o tanto de gente q acabamos adicionando sem nunca ter visto mais gordo? E os amigos que fazemos através das comunidades? E a futricagem da vida alheia? rsrs
Beijo

Ana Karenina disse...

Ah, essas mensagens são de lascar mesmo. Mas, nem por isso o orkut deixa de ser digno de nossa fidelidade. Eu me divirto muito nele, trata-se apenas de saber como aproveitá-lo. Não engrosso o coro dos que dizem que o orkut não serve pra nada.
São responsãveis por muitas das minhas risadas.

Abraço!

Anônimo disse...

Gostei muito desse blog em...
vc esta de parabens...
e eu que gosto de psicologia...
vou esatr semrpe acomanhando esse blog...
parabens ^^

Anônimo disse...

Parabens pelo blog cara...
vou estar sempre acompanhando...

se possivel por paseria fico grato.. eheehe

Victor Moraes, disse...

Numa dessas "artes" dos infames, eu ouvi uma expressão [bem malvada] que passei a usar: "maldita inclusão digital".
De fato o orkut se popularizou muito, já se foi a época que mandávamos e-mails ou trocávamos telefone.
Criou-se um mundo paralelo virtual. As pessoas tem uma vida inteira dentro desse web site. E criamos certas regras automaticamente; tipo, não sei quem é o cara mas ele me deu parabéns e eu não posso perguntar.
Ou então aquela poluição virtual de htmls na página de recados.
rsrs
O Orkut é um capitulo em nossas vidas.
A próxima geração um dia vai rir de nós.

Rafael Tupiná disse...

poxa o orkut e uma vicio mesmo ne
cara vc cria "amigoes" q vc nunca viu, e encontra pessoas q a anos vc nao vi
mt bom o post cara
parabens


da um look no meu blog tbm e veja
Uma espetacular palestra do genio Steve Jobs
em...
http://culturatups.blogspot.com/


abraços

Nandu disse...

Ah,agora n tem jeito d tirar a hegemonia do orkut no Brasil n...



>> www.topzet.com
(cinema,música,séries,livros)

Anônimo disse...

ja deletei meu orkut varias vezes...hauhauahuah



o orkut me deixa mais maluco do q ja sou...

kkkkkkkkkkkk


bom, odeio quando alguem me add lá e depois naun conversa comigo....
naun entendo pq FAKE blokeia as fotos....
fake normalmente é de artistas q gostamos... pq eu blokearia as fotos... se eu gosto dakele artista, entao eu vou deixa q tds vejam as fotos dele...
abraço


http://veriversun.blogspot.com/

Anônimo disse...

Pior que é exatamente isso!
O que seria da humanidade sem orkut?
Sinto pena da vovó por não poder desfrutar desta 8ª maravilha!

Gostei do blog!
Beijos :*

marcela primo disse...

Victor Moraes, disse:
"O Orkut é um capitulo em nossas vidas.
A próxima geração um dia vai rir de nós."

O importante é nós possamos rir de nós mesmos. O texto do Marcelo está aí para isso (acho!).

Jullyana Albuquerque disse...

Adoro o myspace, mas orkut é insuperável.... Estou passando por uma fase de deletar todo mundo... Nas verdade acho que vou fazer um outro orkut pra mim... Uhn, gostei da idéia.

Daniella Souza disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sinceramente, eu não sei o que seria de mim sem o orkut...
Eu sou péssima com datas...
E o orkut me facilita muito a vida, se eu não dei os parabéns pode ter certeza, ou não tava no orkut ou não deu pra entrar no dia...

Tb tem um monte de gente no meu orkut que eu nem lembro de onde eu conheço, mas que as vezes aparece com um recado bonitinho ou com um "Bom fds", mas como minha memória não é das melhores eu sempre acho prudente responder...rs

Sempre fiel ao orkut!!!=D

Bjo

Lomyne disse...

Acho muito curioso ver como o Orkut teve sua proposta deturpada... Originalmente, a idéia era reunir fóruns de discussão e permitir que o perfil fosse uma forma segundária, para que você soubesse um cadinho mais sobre quem gosta das mesmas coisas que você. Mas os brasileiros mudaram o projeto, ao infestar com comunidades inúteis e utilizar o site com o único propósito de ter uma central de fofocas online, além de um mecanismo para gerar spams para conhecidos... É como eu digo: não gosto de gente, o mundo seria ótimo se não tivesse tanta gente. Tá, eu sou meio impaciente mesmo...

[off-topic] respondendo sua garrafa, meus amigos me fazem comer de colher, só por segurança... hehehe... E eu bem que andava sentindo falta das suas visitas. ;-)

Gilmar Gomes disse...

O Gazzag foi o primeiro que eu entrei na minha vida. Acho que até ainda existe meu perfil por lá, mas depois que aprendi a mexer no Orkut (já que no começo o Orkut era bem mais complicado) eu acabei desistindo de outras coisas. O Myspace é a pior perda de tempo do mundo. A gente entra, ve um videos, umas músiquinhas, desanima e fecha aquela página, às vezes nem fecha, apenas digita no browser: www.orkut.com

É phogo!!

Anônimo disse...

hahahaha realmente o orkut faz a alegria de muita gente, a preferência acho que é pela facilidade de mecanismo e quantidade de gente que usa, e assim o Google vai dominar o mundo.

Abdalan disse...

É meu brother... vai chegar o dia que o camarada deverá fazer primeiro sua conta Google e entrar no Orkut e, somente depois, tirar a certidão de nascimento.

Abdalan

http://abdalan.blogspot.com/

Nandu disse...

Acho q o orkut vai agora fikr pra sempre,igual o msn ficou é aki no Brasil...


>> www.topzet.com
(cinema,música,jogos,livros,séries...)

Thaíssa Vasconcelos disse...

Orkut, orkut.
Incrível como esse troço é viciante, e formulei eu uma explicação, talvez, às pessoas hoje precisam ser vistas, criarem moda, serem copiadas, seguidas, admiradas.

Pessoas falam de si de uma forma copiada, com textos e palavras que não a definem, mas são palavras de peso, que vão faezr os outros acreditarem que ela é uma pessoa popular, uma pessoa legal, digna de ter o orkut visitado e vasculhado de "cabo a rabo", para depois reclamar, mas no fundo isso traz a elas um gozo incalculável!

Anônimo disse...

Orkut...
jah foi algo decente,antes eu fazia questão de ver meus scrapse td mais, soh que hj soh tem spam, quando vc acha q uma pessoa te manda um mensgem legal e tudo mais manda soh pra vc,NÃO,ela manda paras outros 976 perfis.
É o orkut indo a decadência mas mesmo assim não deixa se ser popular

Veiga disse...

isso eh realmente chato...

e aquelas pessoas que saem adicionando?? e nunca dão um "oi"...

eu excluo, sem dó nem piedade!!

abraço

(Didixy) Conquistadores disse...

rsrsrs...não me contive, e ri muito na parte do , "que doçura"...rsrs

COnfesso que participei de algumas coisas que vc disse, mas hoje não estou tão assim para o Orkut, alias, tenho reduzido minha lista de contatos no orkut, tipo fazendo uma limpeza, mas ainda continua recebendo scraps de caras bonzinhos que filmou a nramorada dele pelada...aahahha

Nattan Lima disse...

é verdade odeio esses convites de outras comunidades

Anônimo disse...

Orkut e muito bom, emprego, amizades, viagens, tambem nao utilizo outro...

Dário Souza disse...

Esses recados comunitarios sao realmente um saco,mas a minha vida nao seria a msm se o orkut nao existisse.

brunobts disse...

Ahhhhh, o dono do Orkut(q tbm chama Orjut o.O) vai casar com o namorado dele...
post sem noção, mas como já estamos falando de Orkut.... =D

Carolina disse...

Eu já tentei trair o Orkut, eu confesso. Tentei usar o facebook e até fiz muito sucesso entre os turcos (não sei a razão, mas sempre faço). Não foi a mesma coisa. Senti como se algo faltasse.

Falando em Orkut, além dos caras com 976 amigos, lembrei daqueles que te pedem para adicionar e nem diz um 'oi'. Sempre acho isso muito estranho!

Aliás, olha que coisa engraçada. Eu vegueio muito pelo irc, um tipo de bate-papo pré-hitórico. Sempre que alguém puxa papo vem a pergunta: 'Qual o seu orkut'. Engraçado, não? Não é 'você tem Orkut'. A pessoa já assume que você tem. O Orkut é como R.G. agora.

Ellen Regina - facetasdemim disse...

Concordo com as palavras da "Autora" no comentário logo acima. As pessoas assumem q qualquer um tem um orkut, hj em dia parece RG.

Sou do tipo q não traiu o orkut [ainda] mas não por fidelidade canina, o que me liga a ele é antes o conjunto de funcionalidades que o mesmo oferece do q um contrato de exclusividade com o google, rs.

Há também os usos q faço. Não estou nem aí para o novo penteado da Joaninha ou se Fulaninho mudou o perfil para "namorando" pq no fundo o acompanhamento de atualizações veio a facilitar a vida da vizinha fofoqueira q costumava ficar no portão tomando conta da vida alheia. Hj em dia ela reúne tudo em só lugar e toma conta até de quem já se mudou!

O que me atrai a essa rede de relacionamentos, além da possibilidade de manter contato com os amigos de outrora, são as comunidades de que participo [muitas e não só de blogs]. Não fosse por isso jamais acessaria meu perfil.

Já tentei o HI-5, o Sonico e o Facebook mas achei as comunidades fracas demais e acabei cancelando a conta.

Enquanto não fizerem um concorrente à altura serei fiel ao orkut por pura falta de opção embora eu deixe de fazer uso de todos os seus recursos por não apreciar a exposição da minha vida.