terça-feira, 8 de maio de 2012

Nada mais do que sua obrigação


Uma das frases mais eficientes para matar qualquer boa vontade futura é essa: não fez mais do que a obrigação (normalmente, falada às escondidas após o favor prestado). Muitas vezes, esquecemos que ainda que seja obrigação é algo que poderia não ser feito e nos deixar numa situação complicada. 
Há ainda outro fator agravante. A ideia de obrigação envolve desde o conceito de função profissional até a tênue ideia de gratidão (ou suposta gratidão que deveria existir por algo feito com interesse de retorno). Um funcionário público que o atende e demonstra interesse em resolver o seu problema cumpre sua obrigação até o momento em que ele o atende. A parte do interesse dele deve ser vista como o excedente da obrigação, afinal, o problema é seu, não dele.
O colega que lhe presta um favor está excedendo a sua obrigação ainda que você tenha salvo sua vida de terríveis dragões assassinos que o cercaram em uma esquina escura. Lembre-se, a função de seu colega não é prestar favores, nem a sua de salvar pessoas de dragões assassinos que existem em todas as esquinas.
O grande mal das pessoas é fazer e usar tudo como moeda de troca. A partir daí, decorrem as decepções e desentendimentos. Frases do tipo “eu fiz tudo por fulano e quando precisei ele me negou ajuda”. Pois é.. é exatamente isso. Avisasse então, olha, estou lhe fazendo esse favor e ele equivale a X, por isso, faça o favor, assine essa promissória, quando você quitar eu dou baixa.
Não conte nunca com a consciência humana. Faça as coisa pela sua consciência e você vai se poupar muitas decepções desnecessárias.

5 comentários:

Unknown disse...

É exatamente isso!

Ainda hoje falava com alguém, sobre este assunto: "Fazer o que for preciso pela nossa consciência, pois um favor é algo que se dá, assim como um presente.", "Mas se até dos presentes as pessoas esperam que se retribua...", respondeu-me esse alguém. E é verdade.

Abraços

Unknown disse...

Marcelo ,
Concordo plenamente com você .
Devemos sempre ser gratos por todo tipo de favores e atendimentos quando temos nossos desejos ou necessidades atendidos , mesmo que seja feita a obrigação de alguém . Mas é fácil perceber quando alguém nos atende com uma atenção especial , com boa vontade .

Da mesma forma Marcelo ,
Nós também devemos sempre fazer as coisas com um diferencial , colocando sempre atenção e dedicação em tudo que fizermos . Isso nos qualificará para receber o mesmo tratamento , mesmo que não seja das mesmas pessoas . É a Lei da Atração .
abs
Francisco

Eduardo Montanari disse...

Pois é, as pessoas ainda confundem muito isso, essa noção de obrigação. Com prepotência lhe cobram coisas que as vezes não lhes cabe cobrar. É isso que me cansa nos relacionamentos humanos, uma das coisas.

Unknown disse...

Oi tudo bem..
Achei o seu muito interessante, noticias e textos coerentes
E a suas imagens também são muito legais...
Voltarei mais vezes...
Veja fotos e noticias da banda Omega Black
http://omegablackoficial.blogspot.com.br/

luciana disse...

Oi amigo, bom dia!

Excelente texto!! As pessoas usam tudo como moeda de troca. Sempre penso da seguinte maneira: faça tudo o que puder sem esperar nada em troca e então, o que vier (se vier) é lucro.

Parabéns!!

bjs
Lu