sábado, 8 de outubro de 2011

O desafio de produzir conteúdo em um blogue


Longe do estéril turbilhão da rua, Beneditino, escreve! No aconchego do claustro, na paciência e no sossego. Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua! Diria Olavo Bilac sobre o ato de escrever numa época em que escrever era realmente um ato solitário, muitas vezes, penoso pelas convenções e penoso como a atividade de um operário que trabalha, teima, lima, sofre, sua.... Esse é o desafio lançado a quem optou por ter um blogue e produzir conteúdo para ele, trocar ideia e sobretudo, no meu caso, sem expectativa de retorno algum. Não vivo, nem pretendo viver disso.
O saco de filó surgiu em 2007 e este ano faz 4 anos de existência em um mundo, a blogosfera, onde não se tem muito por prática ler ou mesmo produzir conteúdos. O que se vê o efeito chupa cabra. Um blogueiro chupa uma reportagem de um site de notícias e mais 20 fazem o mesmo sem mexer em quase nada, nem atribuir ao texto algum tipo de originalidade. Um blogueiro acha algo em um outro blogue e replica ad infinitum. Em razão disso, vemos as mesmas coisas que, poucas vezes, se dão o trabalho de serem replicadas com palavras diferentes.
Produzir conteúdo é um desafio. Requer saber ler, refletir e escrever de forma mais sintética possível sobre algo. Em uma postagem minha há tempos atrás disse que não faço questão de visita, mas sim, de leitores. 10 leitores valem mais do que 1000 visitas para quem não quer monetizar o blogue. Trocar ideias com quem vale a pena trocá-las é uma honra. Esse foi o desafio do saco de filó, numa blogosfera que vale mais o "me segue que eu te sigo", "me visita que eu te visito"...
No saco de filó contínuo longe do estéril turbilhão da rua...

P.S.: De uns tempos para cá surgiu, em algumas comunidades de blogue (como no Dihitt), o famoso "me acaricia que eu te acaricio também", uma série de postagem de louvor aos colegas que têm blogues esperando, obviamente, a recíproca da ação e o voto que promove notícias. Isso é uma maneira de substituir os tão escrotos selos que deram um tempo por aqui... (esse blogue é mara, esse blogue tem qualidade, esse blogue é..argh!)... E ainda tinha regras de uso do selo que o amiguinho recebia! CARACA!! Que descansem em paz os selos.... nos quintos dos infernos.

8 comentários:

Unknown disse...

Concordo ! Produzir conteudo sem plagio não é muito facil,além de atrair muito menos do que fofocas, moda e decoração... mas produzir é interessante pra quem gosta do assunto. Quanto aos seguidores percebe-se mesmo situações hilarias. Bjis

EXPEDITO GONÇALVES DIAS disse...

Marcelo, haja saco mesmo!
Mas voltemos ao assunto principal: produção de conteúdo. É algo que depende muito deste desprendimento, desse não esperar nada, pois sabe-se que bons conteúdos podem ser contados aos dedos e comentários para eles, também. Mas quero parabenizá-lo pelo trabalho que vem fazendo desde 2007.
Quanto ao que colocou sobre o que vem ocorrendo no diHITT, é realmente lamentável. E nem é bom comentar por lá, senão a dita galerinha ainda usa seu comentário para aumentar os votos e se dar bem.
Abraços.

Elayne disse...

Poxa, gostei bastante desse texto. Realmente, quem produz bom conteúdo ou tenta divulgar literatura por exemplo (ainda mais literatura!rsrs) tem poucos acessos. Mas é o que vc disse, o que vale mesmo são aqueles leitores, pessoas que pensam, questionam, comentam... Abraços

Penélope disse...

Ter bom conteúdo nas nossas páginas de blog está associado a nossa inteligência, as experiências, a forma de vermos o MUNDO e por ele semear nossas impressões de maneira saudável e com coerência.
O que vejo pela blogosfera, meu amigo, é a banalização de um espaço que poderia ser bem mais produtivo e sem aquele montante de cópia e cola que vemos por aí.
Adoro música, cinema, artes de uma forma ampla.
Além de tudo gosto de inventar minhas histórias partindo do conteúdo intelectual que é pertinente a mim, porém, quando posto algo relacionado a um artista plástico, a um filme assistido, ou coisas semelhantes a estas, eu procuro deixar a minha análise crítica ou não crítica, mas não carregar minhas páginas de coisas que jaá foram publicadas em outros espaços.
Se os espaços fossem cobrados, as pessoas, pode ter certeza, ou seriam mais criteriosas com suas postagens ou sairam fora, pois para fazer amizades há redes específicas.
Não digo que os seguidores não são importantes, claro que são, mas hoje eu prefiro seguidores/leitores, a meros acompanhantes que nem os olhos passam pelas nossas páginas.
Seu texto foi direto e deu o recado.
Grande abraço

Yolanda Hollaender disse...

Amigo Marcelo, gostei da forma como expôs um sentimento que, acredito, muitos têm (inclusive eu)no que diz respeito a conteúdo.
Há blogueiros de todos os níveis e intenções, e é um verdadeiro garimpo encontrar blogues de qualidade.
Também fico incomodada quando me deparo com postagens que só visam "acariciar" colegas, como você disse bem, que para o leitor comum não tem nada de interessante.
Sou a favor de citar nomes e recomendar links de publicações que tem algo a ver com o tema que você está escrevendo. No mais, é pura falta de assunto...
Um forte abraço,
Yolanda

Karine Smith disse...

Hahahaha
Eu cooooorro de blogs sem conteúdo, de blogs plagiadores, de blogs globo.com.
Tenho meu blog faz mais de 4 anos, atualizo quase que diariamente e nunca re-publiquei uma notícia sequer, não preciso, não tenho preguiça de pensar e nem de dar a minha opinião.
Acho que isso que difere blogueiros de plagiadores.

Esse post deve ter sido um tapa na cara pra muita gente.

abs

Unknown disse...

Hahahaha
Eu cooooorro de blogs sem conteúdo, de blogs plagiadores, de blogs globo.com.
Tenho meu blog faz mais de 4 anos, atualizo quase que diariamente e nunca re-publiquei uma notícia sequer, não preciso, não tenho preguiça de pensar e nem de dar a minha opinião.
Acho que isso que difere blogueiros de plagiadores.

Esse post deve ter sido um tapa na cara pra muita gente.

abs

Unknown disse...

rsrsrs
Paz à sua alma! (Dos selos)

Marcelo, nem me ocorre dizer nada que acrescente alguma coisa ao teu artigo. Está perfeito.

Já agora, estou a seguir-te, votei nas tuas notícias e tal... então segue-me em http://blablablabla, e vota em mim!!

Abraços