quinta-feira, 1 de julho de 2010

Que me desculpe povo "Teen", mas Crepúsculo é uma porcaria.

Estreia nos cinemas o mais novo episódio da saga Crepúsculo que promete, assim como os anteriores ser uma porcaria. Poucas vezes, fui tão direto ao ponto em um texto, mas não consigo me conter diante dessas fórmulas batidíssimas de romance gótico teen. Sinceramente, não encontrei as meias palavras. É ruim pra caramba... No primeiro, aquela cena em que a menina é socorrida pelo vampiro "The flash" de ser atropelada por um carro me arrancou risadas ótimas. Só que, creio eu, a ideia dos autores não era ser cômico. Mas enfim.. Outro dia fui entender o porque de parecer tão patético para mim e ser um sucesso entre o público adolescente quando lia um artigo sobre os conflitos na adolescência.
Na verdade, os personagens do filme, vampiros, atuam fortemente no imaginário dos jovens, pois representam o estereótipo da exclusão, do outsider social. Uma sensação comum nessa época da vida. A força, a imortalidade e os superpoderes são uma projeção de sentimentos que temos, muitas vezes, inconscientes nessa fase da vida onde tudo é intenso, somos imortais, incompreendidos, marginais de uma infância que nos deixou e de uma vida adulta que ainda não nos acolheu, Vivemos em um espécie de limbo etário. O vampiro é a constituição plena de um alterego do adolescente, daí toda as paixões despertadas por esse tipo de produção cinematográfica. Isso me ajuda muito a entender as coisas...
O que não faz com que eu deixe de achar a saga uma porcaria... eu, um homem de quase 40 anos, mas o eu, um adolescente de 16 acha o máximo... 

6 comentários:

marcela primo disse...

Meu amigo se revolta com esse filme/livro. Numa postagem do blog dele, é bem enfático:

"POR FAVOR, NUNCA VEJAM/LEIAM/OUÇAM ALGUMA COISA COM VAMPIROS QUE SE APAIXONAM.

Vampiros não se apaixonam, vampiros não são do bem. Vampiros matam, eles te xupam."

rs...

Eduardo Montanari disse...

Eu considero a chamada "saga prepúcio" além de um lixo literário (até Harry Potter é melhor), uma moda ridícula e que apenas atrái adolescentes acéfalos.
Fiz um post sobre isso lá no blog.
Assisti o 1º filme por curiosidade, mas realmente pra mim é enojante.

Marcus "HEAVY" disse...

Marcelo, onde assino? Concordo com cada pixel deste post. O pior é que essa praga está se tornando praticamente uma religião para certas adolescentes que parecem ter um cotonete no lugar do cérebro, se você fala mal dessa saga perto delas, falta pouco te baterem.

Esses vampirinhos chorões e que brilham no sol feito purpurina não desce mesmo. Nosferatu deve estar se revirando no caixão.

marcela primo disse...

"somos imortais, incompreendidos, marginais de uma infância que nos deixou e de uma vida adulta que ainda não nos acolhe"... esse argumento não é suficiente para justificar o sucesso da saga.

Assim fosse, um filme que retrata isso com muito mais intensidade e verdade, seria campeão de bilheteria. Já assistiu "Deixe Ela Entrar"?

O sucesso da saga entre os adolescentes é resultado de uma publicidade bem-feita e a presença de atores bonitões. Só.

Nany disse...

O sucesso do filme se dá porque as personagens são tudo o que as adolescentes gostariam de ter em casa: homens sarados, imortais, românticos que dariam a vida por elas, mesmo que alguns não morram na saga. Os contos de fadas estão sendo, ou melhor foram substituídos por ficção, os príncipes em cavalos brancos foram transformados em vampiros, lobisomens e bruxos. O que permanece é a incansável luta entre o bem e o mau, e o eterno sonho das meninas em encontrarem um príncipe encantado ou melhor um vampiro encantado.
Porém, admito gostar dos efeitos especiais da saga crepúsculo assim como os do Harry Potter.

JediVisconti. disse...

Bom, infelizmente eu devo concordar com a mulherada, sempre teve Vampiro no cinema, pra todos os gostos, tem até Vampiro Homosexual (Entrevistra com o VAmpiro), antigamente as mulheres eram apenas, ou vítimas, ou servas dos Monstros, agora elas estão com força total, os Vampiros realmente estão saradões, idem os Lobisomens, e estes ainda, em vez de matar as pessoas, são super sensíveis e caem na porrada por causa das mocinhas, é só mulher mesmo que vai gostar, nós Homens devemos é abaixar a cabeça, viva a era das mulheres, elas realmente estão Herdadno a Terra, agora no que isso vai se tornar, não sei.