segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Gripe suína - quase uma histeria coletiva

Fiquei preocupado com a Gripe Suína no dia em que vi, no MacDonald do aeroporto de Guarulhos, uma mulher comendo com máscara. Entre uma mordida e outra, puxava a máscara para o lado, mastigava o seu Big Mac e bebia o seu refrigerante. Ao lado dela, o marido e uma moça, possivelmente a filha, faziam o mesmo.
A Gripe, eu não sei se eles pegariam, mas tenho certeza de que, se alguém espirrasse perto deles, eles teriam um infarto ou, na melhor das hipóteses, sairiam correndo em disparada num ato de desespero supremo para o vírus nâo alcançá-los.
Nesse Tsunami de informação, já soube de gente que anda com um Kit Gripe na bolsa que inclui garrafinha de álcool, saquinho de cânfora e imagem de santinho protetor dos gripados. A questão é que já nos encontramos no tênue limite entre a prevenção entre histeria coletiva.
Não discordo de que a gripe deva ser assunto de um bloco inteiro no Jornal da Globo, mas me pergunto até que ponto a informação está sendo veiculada para esclarecer ou para dar IBOPE. É necessário prevenir pela informação, mas o excesso de informação conduz a um fenômeno interessante, a desinformação. Isso sem falar que há uma legião de pessoas com tendências obsessivas e compulsivas que vivem uma espécie de êxtase do "eu não disse".
Ainda se morre mais, no Brasil, de tuberculose e de gripe comum, só que ficou fora de moda pegar essas doença. Chique agora é a suína e virar estatística no JN.
Enquanto isso, em um boteco perto de você.

- Há 25 mortes confirmadas no estado do Rio. Fala o narrador na TV.
- Eu conheci um deles. Diz o rapaz do bar.
- E como é que ele era? Pergunta o cliente.
- Cara, super simples. Não tinha nada de metido, jogava bola com a gente..
- Putz! Eu não. Nunca conheci ninguém famoso. Se bem que tinha um rapaz tossindo lá perto de casa ontem.. Não sei se era suína, mas o cara estava mal... Se ele morrer vai ser o primeiro número de estatística famoso que conheço.

Enquanto isso, o meu colega de trabalho hipocondríaco colou um adesivo no carro: Gripe suína - Viu? Eu não disse?



Postar um comentário