domingo, 11 de maio de 2008

Selo ou não selo, eis a questão.

Você quer selo?
Ser o quê?
Não. Eu disse SELO, substantivo...
Ah sim, pra quê?
Para todo mundo achar que seu blog é o que há..
O que há de quê?
De melhor, ué...
Ah tá...
Então, quer ou não quer?
Não. Obrigado.
_____________________________________
Outro dia um colega, acho que foi o Marcos do blog euforia melancólica, escreveu sobre a polêmica dos selos, da falta de critério etc... Bem verdade, eu nunca tinha atentado para isso. Eu pensei que os selos, a princípio, eram concedidos por algum órgão, comitê julgador.. sei lá. (bobinho eu né...?) Eu via sempre uns selos em alguns blogs e ficava só admirando até que me caiu a ficha. Todavia, adotei a postura de Copélia (personagem do TOMA LÁ, DÁ CÁ): prefiro não comentar. Daí, passei a observar os selos que encontrava pelo caminho, principalmente, pela famosa rota: Comente o blog acima. Observe-os, é divertido.
Ah sim...
Em post anteriores (principalmente, os dois últimos), destaquei o problema dos comentários, dos tipos de blogs, agora, volto para a essa questão paralela, que é a dos selos... Longe de defender o fim da prática, acho que devemos adotar selos que expressem a mais plena sinceridade e que reflitam os mais límpidos ideais da blogosfera. Para isso sugiro os seguintes selos:

Eu faço CTRL+C/CTRL+V
Selo para blogs que saem catando notícias em jornal (folha, GLOBO e Estadão, na maioria dos casos), colam no post, fazem um comentário para lá de tosco com 5 linhas e pedem para o infeliz que chegou lá comentar. Comentar o quê... "Ah legal, já li na folha de S.Paulo...

SOU SÓCIO DO YOU TUBE
Selo para os blogs que fazem da sua maior atração os links do you tube.. que, aliás, nós já vimos em outros lugares... a começar pelo próprio you tube.

SUA VISTA FAZ MILAGRE
Selo dedicado aos blogs que fazem o fundo preto ou azul escuro, letras amarelas, Tipo Times New Roman, 9...


EPA! O TEXTO SUMIU.
Selos para o blog que tem acesso para feed, uma montoeira de selos de outros blogs na lateral, imagens que se movem, uma musiquinha de fundo, vários banners coloridos, uma lista de favoritos com mais 40 items, uma porrada de links do adsense do google, "cursor de estrelinhas, um catatau de selos na lateral e ainda coloca os depoimentos na mesma página... E o texto do cara é pequeno montinho de seis ou linhas ou algumas imagens "chupadas de outros sites" lá no meiozinho da página.


EU TOPO COM QUALQUER UM
Selos para blogs que saem pela blogosfera pelo amor de Deus por uma parceria, uma troca de links... qualquer coisa serve, que Deus lhe dê em dobro. Normalmente, o cara tem um blog de esporte ou piadas e sai pedindo parcerias para blogs jurídicos, de medicina, blogs GLS, blogs de política... afinidade é o que menos conta... se é que conta.


MINHA VIDA É INTERESSANTE, acredite!
Blog para aqueles caras que começam falando sobre as suas descoberta e certezas e terminam dando uma mensagem do tipo: "é assim que somos nossas buscas, nossos sonhos. Acreditemos, pois o universo conspira por nós." Normalmente, consegue atingir um grau de relevância que força o leitor a ler as duas primeiras linhas, as duas últimas e comentar em função do título...


O QUE VALE SÃO AS BOA INTENSSÃOS
Selo para aqueles blogs que ignoram toda e qualquer norma ortográfica, concordância, coerência, coesão e tudo aquilo que reprime a livre criação. Acham que a blogosfera é um terreno do vale tudo de qualquer jeito... escreve tosco porque alega que é o seu estilo, estilo semi-analfabeto.

Ainda acho que poderia haver outros selos que, por razões de pura ética de blogueiro, não daríamos uns para os outros, mas leríamos o que escrevemos e tocando por um bom senso celestial, colaríamos em nosso blog.

Outros selos...

POR FAVOR, RIA DE NOVO! (blog com piadas repetidas)
IMPLICANTES PRA CARAMBA. (Blogs que implicam com tudo.. por exemplo, o meu)
EU ESCREVO POESIAS LINDAS, minha mãe falou. (nem precisa explicar)
PAULO COELHO e TITANIC (Blog para quem acha que entende de literatura e cinema)

Eu assumo meu selo (Veja acima), paro de encher o saco e toco o barco. Cansei de falar disso. No próximo post eu quero é pleitear uma cota para mim... cota de quê? Sei lá... até lá eu penso.

Em tempo: outro dia entrei em um blog até legal, bem escrito e por curiosidade li os comentários sobre o post do cara. Dos 20 e poucos tenho certeza que uns 8 leram o texto, os outros deixaram qualquer troço só para tocar para frente o "comente o blog acima". Os comentários eram tão descontextualizados que os mais coerente eram os do tipo: "legal o seu texto" Visite o meu blog: http://asdfgjhjk.blogspot.com/ ...

Haja saco... saco de filó.
Fim de papo...

Postar um comentário