sábado, 17 de maio de 2008

Blogueiros, blogadores, blogantes e bloguistas...

Saio um pouco da questão dos comentários e volto para a reflexão da atividade, seja ela lúdica ou não, do dono de blog. Primeiro de tudo, aproprio-me de vez da palavra e, doravante, escreverei na forma blogue. Ótimo, tomamos a palavra dos americanos e nos apossamos do termo sem pagar direito autoral ou fazer citação no final do texto. Pronto: é nossa! Acabou.

A blogosfera já amadureceu a ponto de podermos discutir o termo referente ao elemento atuante desse universo. Em português, há diversas maneiras de se referir a quem exerce uma ação: aquele que vende é VENDEDOR, o que produz é PRODUTOR, aquele que faz uso de um meio é MEIO+ISTA (Pianista, flautista, dentista...), aquele que atua sobre o evento de um verbo é VERBO + NTE (Estudar; estudante, pedir; pedinte). No uso popular, há a forma -EIRO para, conforme apontam alguns estudiosos formam palavras de menor prestígio social (Ex.: Pedreiro, motoqueiro, lixeiro, encrenqueiro...)

É hora de pensar qual sufixo seria melhor para o dono do blogue. Se entender blogue como primitivo do termo blogar, vamos as possibilidades:

EIRO - Blogueiro:

Sei não. Pouco status, vão pensar que atuo em um estrato social menos prestigiado. Vão achar que ando fazendo ctrl+C/ctrl+V, saio deixando comentários do tipo KKKK legal seu blog. Visite meu blog. Vai ter gente achando que sou capaz até de ler um texto sobre uma revista com o nome de um Estado e pensar que estavam falando do Estado e comentar com se fosse um Estado... (vi isso outro dia no blog do Euzer e comentei com ele).

DOR - Blogador:

Huumm. Sufixo muito ativo. Vai parecer que fico o tempo todo por conta disso. Vão pensar que eu moro na comunidade EU TENHO UM BLOG ou na BLOGS BRASIL.... ou outra. Tudo bem, meu nome está lá em todas as páginas de comente o blog acima o dia todo e a semana inteira, mas é só umas passadinhas que eu dou de vez em quando. Vão pensar que eu sou à toa.. fica mal para mim. Vão acabar suspeitando que eu encho o meu blogue de link (e rezo todo os dias para clicarem) para fazer grana no AD SENSE... Um dia faço fortune e compro a Microsoft...

NTE - Blogante:

Essa não... sufixo muito passivo.. me lembra estudante (até que não era para ser passivo, mas acaba sendo), contribuinte, pedinte... dá uma idéia de alguém alheio ao processo, mas ao mesmo tempo dentro dele. Sei lá... Vão achar que eu coloco meu endereço mais de 10 vezes no tópico Blogues atualizados em Maio só para neguinho pensar que é um texto diferente daquele que escrevi 20 dias atrás... Vão chegar a achar que fico catando recursos em site de blogues para colocar aquelas musiquinhas irritantes de fundo e aquele cursor de animado ou que tem estrelinhas correndo atrás.... tudo isso para compensar a falta de conteúdo.

ISTA - Bloguista:

Acho que gostei dessa. Parece o termo daquele que exerce com especialidade o seu ofício. Ainda que esse não seja o meu ofício. Parece aquele que toca o blogue como tocam o piano: o pianista. Ou aquele que trata com destreza o dente, o dentista ou, então, aquele que com habildade se dedica à ciência: o cientista. Se bem que tem punguista, lobista... Huumm .. sei não, acho que vou preferir continuar sem rótulo por enquanto... no máximo o de implicante, ainda que preferisse impliqueiro.


Para não perder o hábito do escracho, antecipo alguns comentários que serão recebidos. Se houver necessidade, é só copiar e colar na área de comentário. Tudo para facilitar a vida dos colegas...


Kkkkkkk legal seu blog. Visite meu blog.

Adorei seu blog. Visite meu blog.

Discordo. Nada haver, as pessoa tem mais é que se espreçar com liberdade. Vizite meu blog. Bjxx

Também adoro essas coisa de PRODUTOR e VENDEDOR. Adorei seu blog. Visite meu blog.


Em tempo:

Continuo em minha busca pelo comentário mais escroto da blogosfera... Ajudem-me a encontrá-lo e cumprir minha missão de vida.



56 comentários:

Rosangela Ataide disse...

De todos o que gostei mesmo foi do bloguista rsrsr!
Adoro suas criticas, e cresço muito com elas.
Abraços!
http://zanny10narede.blogspot.com/

Karla Hack dos Santos disse...

Critíco, sagaz e inteligente!!
Que mais posso dizer, é um verdadeiro Bloguista!

;D

bjus

blog disse...

Bem, seria interessante que muitos blogueiros (e variações) lessem o texto para aprender a escrever.
A gramática é límpida - apesar de todos os recursos do "escracho".
E a metalinguagem, claro, em dia.

Nao me encaixo em nenhuma categoria, creio.
Estou mais para "insistente".

Abraço.

Ewerton disse...

Meeu, acho que de todos o bloguista é o melhor. Apesar de achar que o blogueiro soa melhor, mas não participo feito Ctrl+C/Ctrl+V nãoo!
Criticas muito construtivas velho!

Gabriel Leite disse...

Kkkkkkk legal seu blog. Visite meu blog.

Sacanagem. MAs gostei do jogo com os prefixos, mas pelo que eu saiba Blogueiro já ficou popular, né?!

Leandro R. disse...

hueheuheuehueuhehueuhehuhe...

Muito bom!

xD

http://sembaixas.blogspot.com/

αятηєѕѕ ●•∙ disse...

Muito bom, disse tudo que já pensei e ainda não tive coragem de dizer assim tão abertamente, rsrs

bjos


Tania

Matheus disse...

bloguista rulez...



conheça:

www.veiotarado.blogspot.com

banzooo disse...

Marcelo, gostei do texto, legal pensar sobre a denominação ideal para o q fazemos, bloguistas... além disso adororei esse escracho com os comentários tipo "Adorei seu blog"... essa semana mesmo, escrevi em meu blog um desabafo crítico qt a esse tipo de comentário banal. Se quiser dar uam conferida, está como comentário no último post, de minha autoria...

http://banzooo.blogspot.com/

somos três jovens escritoras, tentando fazer um blog literário de qualidade pra uns 'manés' comentarem "ah, q legal"... hehe

Vanessa Bandini

Anônimo disse...

Eu concordo em genero, número e grau

Sombra, o Homem disse...

q tal bloguense!?
mais um termo aí pra vc!


www.tirashd.blogspot.com
www.1irmao.blogspot.com

Petterson Lima disse...

e blogante?

HAUHUAHUAHU

Fernando Gomes disse...

O comentário mais escroto que eu recebi até hoje além de "gostei do seu blog, visita o meu" foi num post recente de um poema do pablo neruda que falava sobre saudade. A pessoa nem deve ter lido o post e já colocou: "você conseguiu expressar bem o sentimento".

Blogueiro e bloguista foram as que mais gostei ali de cima.. auheauihe
Acho que se usa mais "blogueiro".. mas bloguista também é legal;

Comenta no meu, se quiser.

LETÍCIA CASTRO disse...

Então, só visita o meu. :P
Até!
Letícia.

Anônimo disse...

Que bom que vc tem sua opinião do que não suporta mais ouvir, sua crítica foi bem verdadeira, no meu blog.
passe lá:
lusaid.zip.net

Julio disse...

Hum...

Prefiro Blogueiro. EIRO pra mim não lembra camadas pobres, mas sim 'aquele que faz com as proprias mãos'.

Padeiro, Carpinteiro...

Eu sei, é piegas...Mas acho blogueiro mais simples. Se fosse pra escolher outro, escolheria blogador.

Anônimo disse...

Oi gostei muito do seu blog viu
parabens

O Blogueiro disse...

valeu por ter comentado la no meu blog, seu blog é show!!

sou novo nesse negocio de blog e vou ler bastante aki

abraços


http://www.mijeiderir.blogspot.com/

Euzer Lopes disse...

"Bom post. Passa lá no meu pra tomar um café".
Realmente eu não sei o que se passa pela cabeça de muita gente.
Ou não lê, ou não entende, ou quer fazer número.
Sempre eu dou, quando é possível, uma olhada no perfil do leitor e percebo que os comentários mais esdrúxulos partem de gente muita nova (15, 18, 20 anos). É um universo realmente muito grande, e o vazio que se encontra nos comentários, idem.
Ultimamente tenho adotado algumas estratégias: trazer os melhores comentaristas de blogs para meu orkut e para meu MSN. De repente uma troca de idéias acaba me inspirando para um post futuro. E quem sabe, em breve, terei comentários mais consistentes, de leitores que, ainda que virtualmente, tornam-se amigos. Para mim, a verdadeira parceria dos blogueiros, bloguistas, blogantes, etc, acontece quando se criam laços que saiam do universo "blogspot.com".
Falando nisso: posso adicioná-lo ao orkut?

Anônimo disse...

estou entre blogueiro e blogador rsrs, quisera eu ser bloguista rs
amei essa materia que vc colocou, mot interessante...

Vlw o comment no meu blog e realmente a aula q vinha depois é mto chata, mas fiquei com remorso msm assim rs

bjosos

Morales disse...

Pos muito legal, sua criticas são boas!!


http://www.deirisadas.blogspot.com/

Morales disse...

Pos muito legal, sua criticas são boas!!


http://www.deirisadas.blogspot.com/

JonasRS disse...

adorei a critica da que fizestes sobre a os blogs, realmente tm muita coisa desinteressant na internet. que dae se comenta apenas um: kkkkkkkkkk que legal seu blog agora vai no meu. mas notei que aqui tem assuntos interessantes mesmo. Para você ver, encontrei seu link na comunidade do orkut e agora respondo la para alguem cmentar no meu. enquanto sou pequeno tenho que ir assim para pegar leitores =\

blog disse...

Já comentado.

Marcelo, se interessar a vc, entre para a comunidade BLOG PARA ADULTOS.

Será bem-vindo.

Abraço

Henry Barros disse...

Gostei muito dessas dicas.
^^
entra no meu blog se der: http://blognerdman.blogspot.com/

Lucimário de Souza disse...

Eu não posso passar direto diante de um post ,(ou seria "poste"?), como esse. Na verdade eu sempre vejo a sua figurinha pelas comunidades sobre Blogs e sempre achei suas críticas diferentes - quer dizer, sempre achei ela diferente do idiotismo blogueiro habitual. Entretanto, eu sempre tive receio de entrar nos seus domínios. A inteligência pode ser amendrontadora, às vezes.

Contudo, hoje eu decidi fazer a coisa. Não que fosse respirar fundo nem nada. Explico: eu sempre pari blogs. E devo admitir que com a maioria fui um pai (mãe) displicente. Tanto é que muitos foram abandonados à própria sorte. Mas, há dois dias veio à luz SETENTA E SEIS. Um blog sobre, sobre, sobre... Porra, sobre nada. E não acho isso tão ruim quando se trata de colocar meus dedos pra funcionar ao invés de copiar e colar, como faz a maioria dos meus companheiros de fé.

Sem mais delongas, a questão que se apresenta é: seu post veio a calhar. E isso não quer dizer que vou frequentar o seu ashram de agora em diante, mas um obrigado - ainda que entre dentes - nunca é demais. É?

Lucimário de Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eliseu Antonio Gomes disse...

Amigo

Muito intereressante a sua dissertação. Acho que é válido pensar em como será a palavra que nós adotaremos para quem faz a internet acontecer no frescor da comunicação casual.

Gostei mesmo desse artigo, não é uma opinião vazia.

Abraço.

Eliseu
http://belverede.blogspot.com/

Philipe disse...

Gostei mt do blog amigo continue escrevendo pois esta e a chave para o futuro as respostas virao em força de letras
Parabens

Meu Blog : Blog Do Philipe

Vaninha disse...

Na verdade o que é bem mais fácil vermos é que as pessoas se prendem simplesmente a quantidade de comentários, como se isso fosse sinônimo de status entre os blogu+eiros ou istas etc..rsrs, o que me importa é expressar coisas que se passam comigo e notícias relevantes em minha opinião, em minha página e se possível compartilhar o máximo possível e agradeço seu comentário em meu blog.

Ufo Brasil disse...

Nossa muito legal isso kkkkkkkkkkkkkkkkkk

http://rangervermelho.blogspot.com/

Petterson Lima disse...

É, realmente uma pena.
Mais algumas emissoras exibem séries da tv paga com otima qualidade.

Tragicomicuzinho disse...

cara, tu ta fazendo umas divagações bem interessantes!!

AsiJAsijIAshUAShuAS

abraço

Anônimo disse...

Estamos na hora de experessar corretamente nos blogs mesmo = )


bjs

Anônimo disse...

Olá. Primeiro: realmente te achei no tal do "comente o de cima"; segundo: pensei muitas vezes antes de fazer um comentário, sua experiência em blogs é aterrorizante; o q nos leva ao terceiro: vc me assustou! rsrsrs
quarto: não sei se coloco o endereço do meu blog aqui, vc pode achar q eu entrei só pra isso, vc pode achar q eu sou uma pseudo-poeta-deprimida, ou pior, pode achar que sou emo...

rsrsrs... na verdade, gostei mesmo do seu blog, adoro esse tipo de humor refinado que atinge o alvo com sutilezas ainda que seja direto. Parabéns, adicionei aos favoritos (como se isso fôsse grande coisa). Vou deixar o endereço do meu blog mas só pra manter a comunicação... rsrsrsrs. Eu juro!

Abraços

www.nalavanderia.zip.net

Uriel Gonçalves disse...

Em tempo:

Continuo em minha busca pelo comentário mais escroto da blogosfera... Ajudem-me a encontrá-lo e cumprir minha missão de vida.


caaaara, adorei isso *-*

PS: tah aih teu comentário mais tosco.

agora voltando ao texto xD
eu acho que sou um Bloganteiroador xD
auhsuhashuahusauhsuha

é um pouco de cada sabe?
vai que eu me encaixo em cada uma dessas ;)

http://jornalosturiel.blogspot.com

Uriel Gonçalves disse...

voltei aqui, só pra comentar sobre um comentário recebido no meu blog. Provavelmente sobre o título do post, a pessoa (coitada) nem deve ter lido uqe eu escrevi :p

"Se nasce com tres certezas nesta vida
o chifre,a morte e a certeza de q a vida é injusta"


ainda por cima é recalcada ;x

Alcione Torres disse...

Puxa, que descrições mais bem feitas!! Agora, o que gostei mesmo foi dos comentários antecipados! kkkkkkkkk
Você até que colocou uns bem interessantes! Eu já recebi uns assim: "Comentado!"

Sarapatel de Coruja!

Marcos Costa Melo disse...

Bloguista acho que é o melhor, dá a sensação de fazer parte de um grande rótulo, como socialista, capitalista, niilista, dadaísta...hehe

Mas Blogueiro não lembra pouco status, engenheiro, uma das profissões mais cultualizadas de nosso país, tem "eiro" no final.

O importante é que o bloguistas (!) logo criem um sindicato e um CNB (Conselho Nacional de Bloguistas).

abraços

Parmitaum disse...

Cara... ja pensei nisos tbm, essa questão do nome acho que deveria ser desenvolvido uma palavra da lingua portuguesa para descrever donos de blog, uma feramenta que ja está presente fortemente em nossa cultura virtual, nada mais justo... não acha??


abraço

M. disse...

Blogador lembra redator e bloguista jornalista ou datilografista. Usando o critério de mais associações, talvez este neologismo seja melhor do que aquele.

No mais, a parte mais escrachada da história foi xingar os comentaristas de blogue - afinal, blogar é esporte -, dando ênfase aos atos falhos cometidos por eles.

Comentarista, amador ou de futebol, sempre fala balela, inclusive eu. :-P

BurnS disse...

Parabens seu blog ta muito loco costei dessa sua critica vlw


se quiser participar de concurso de blogs e so ir la q eu te coloco comenta la ok http://blogbybrunomais.zip.net/

Marcos Costa Melo disse...

Ah, boa explicação! Meu melhor amigo é um engenheiro, então acompanho de perto essa "babação de ovo" em cima da tríade engenheiro-advogado-médico...

abraço

Rafael Gierwi disse...

Bloguista é da hora. Bem humorado seu blog, visite o meu. kkkkkkkkkkk

Gustavo Santiago disse...

haeuiheuieahuieaheaui...
caraca parceiro dei um pouco de trela dessa postagem sua.

Bem escrito, inteligente. Pra falar de um assunto assim. e claro o humor sagaz.

gostei daqui, mas te peço algo visita o meu blog não;)

mentira, era
brincadirinha.


=D

Unknown disse...

Ah, se piorar mais, eu não aguento!!!!!!!!!!

Marcus Vinicius disse...

Passei pra retribuir a visita!
teu blog eh muito interessant
gostei
um abraçoo

(Didixy) Conquistadores disse...

Kkkkkkk legal seu blog. (Obrigado por facilitar. Acho que isso faz a diferença.)

Mais um excelente texto com muito humor.

Blogar hoje em dia está cada vez mais aumentando e com isso mais coisas ruins estão vindo por aí. Se prepare pois os piores comentários em breve você vai receber.

Eu recebi um comentário esses dias assim: "xD :)" Odeio esse tal de xD...

Enfim, estamos na luta.

Centralrip disse...

boa critica

www.centralrip.blogspot.com

Lucas Conrado disse...

hehehehehehe análise gramatical de blogs?
Bem, eu sempre me considerei um bloguEIRO minEIRO e brasilEIRO. e não costumo ficar no ctrl C+ ctrl V, muito menos fazer comentários do tipo citado (eu tenho vontade de bater com o teclado na cabeça de quem faz isso)
É, gostei da definição do bloguista, mas acho que continuarei no blogueiro mesmo, quero ser a diferença, o peixe que nada contra a corrente.
Sei que adorei sua idéia de já postar no texto os "comentários" que vai receber. Acho que vou palgi... digo, adotar sua idéia!
hauuahhuauhahuauha

Falou cara!

Will disse...

Eu ja tinha passado em seu blog ontem e vi os titulos em negrito mais nem parei para olhar, mais agora li tudo e mais uma vez seu texto esta ótimo e o termo que eu mais gostei foi o do "bloguista" e la no termo "eiro" voce se referio a pedreiro, motoqueiro só faltou colocar brasileiro :)
porque só nos temos essa denominaçao pois voce pode notar q quem eh da frança é francês quem é da inglaterra é inglês , quem é do Japão é japonês, ou seja nos nos chamos brasileiros pq esse era o nome dos trabalhadores que trabalhavam no cultivo do pau-brasil. :D
até otro dia amigo \o

Gustavo Ganso disse...

Indo mais fundo:
Volta e meia nos esquecemos de que o Português está aí para ser usado, seja aportuguesando palavras estrangeiras, (antes um entrega em domicílio do que delivery) ou como vocÊ fez, utilizando sufixos para mudar o sentido de um radical. Nós precisamos aprender a ler e a escrever de verdade. O que esperar de um país que a média per capita é de 1,8 livros por ano? Alías, o que esperar de um país em que 46 milhões de pessoas vivem abaixo da linha da probeza?

Gustavo Ganso
Até

ah, sei que você é professor, mas onde eu posso conseguir uma explicação oficial sobre esses sufixos? E outra coisa, de acordo com o comentário acima seríamos um bando de brasileses?

Tyler Bazz disse...

Na dúvida, usa o inglês blogger mesmo e resolve o problema ;P

E cuidado com essa história de -eiro se referir a status baixo... engenheiros podem não gostar.. huuhuhuh..

o/

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Marcelo!

Mto boa essa reflexão sobre qual o termo mais adequado para nomear quem possui (e faz) blog. O seu blog tem reflexões excelentes e sempre passo por aqui. Gosto muito.

Parafraseando o Euzer, "depois passa lá no meu blog e toma um café"...rs

Abraço,

=]
____________________________
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Anônimo disse...

Concordo com Bloguista também...é mais profissional, mais real, mais HUMANO
Parabéns pelo seu blog amigo
Um abraço

Alcione Torres disse...

Gostei da idéia e já solicitei entrada na comunidade! E os comentários antecipados foram show!! kkkkkkkk
Abs.

http://sarapateldecoruja.blogspot.com/