sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Deu em "OGLOBO" - Criança odeia palhaço


Pesquisa britânica revela que criança odeia palhaço 
Henry Romero/Reuters
Palhaços imaginam estar agradando em festival de rua na Cidade do México (Foto: Henry Romero/Reuters)Uma pesquisa feita pela Universidade de Sheffield, no Reino Unido, traz uma péssima notícia para os palhaços: as crianças não gostam deles. O objetivo do estudo, publicado na revista Nursing Standard, era descobrir como melhorar a decoração da ala infantil de hospitais britânicos. Para surpresa dos pesquisadores, todos os 250 pacientes ouvidos (com idades entre 4 e 16 anos) declararam não gostar de palhaços. Muitos deles, inclusive os mais velhos, afirmaram que eles são "aterrorizantes" - e chegam a arrancar lágrimas dos baixinhos.

***

Eu sempre pensei nisso.
Acho que cresci no período em que o circo já vivia uma baita decadência e a imagem do palhaço para mim ficou com aquela coisa de um cara que vende ingresso, apresenta o espetáculo, auxilia o mágico e ainda limpa o palco. E, no meio dessa decadência, eu cresci associando tudo isso a declínio. Não que eu tivesse medo, mas dava uma pena do cara. Se colocassem uma latinha na mão dele, ele levava até umas moedas para casa.
Em tempo: Já quis até ser palhaço quando era criança, mas pensava nas manhãs em que teria que beber água e comer biscoito para encher o estômago... e desisti.
Ainda assim, acho que as crianças britânicas pegaram pesado.
Outra coisa que me deprime é papai Noel magro em porta de loja pobre em época de Natal. Lembro que eu tina uns 11 anos e fui, com minha mãe, a Juiz de Fora, na época de natal, e vi um papai Noel magro (com enchimentos), com pigarro, com um sininho sem vergonha na mão e sentado em um banquinho na porta de uma loja dessas que vendem de tudo.
Apesar dos 11 anos, deprimi.
Mas ainda não é o suficiente para odiar Papais Noéis... já as crianças britânicas....
Se cuida velhinho.
Postar um comentário